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ENSINO FUNDAMENTAL I E II

O Ensino Fundamental abrange a etapa a mais longa da Educação Básica, e é justamente nesse período que as crianças e adolescentes passam por mudanças físicas, cognitivas e comportamentais que impõem desafios significativos. Para tanto, ele está dividido em duas etapas: anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e anos finais (do 6º ao 9º ano).

Os primeiros constituem-se como uma transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental II. Nesse período ocorre a alfabetização da criança e, posteriormente, são introduzidos novos conhecimentos de diferentes áreas.  

Os finais, por sua vez, compreendem o denominado Ensino Fundamental II, que é uma experiência marcante na vida do(a) aluno(a), exigindo que o(a) estudante aja com mais autonomia, pois amplia o universo das relações pessoais ao conviver com um maior número de colegas por sala, pelo maior número de disciplinas e de professores.

Para ambos, o CEBSJ, em parceria com o Sistema Objetivo de Ensino que trabalha com método e material didático próprios, cuja eficiência tem sido comprovada em mais de 50 anos no cenário educacional brasileiro. Os Cadernos de Atividades são elaborados por profissionais especializados nas diferentes áreas do conhecimento. No planejamento e na execução de cada atividade, levam-se em conta o nível de conhecimento do(a)s aluno(a)s, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram.

OBJETIVOS

I - O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II - A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III - O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV - O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.