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 A escola, a família e a comunidade possuem tarefas complementares que se manifestam na construção dos seres humanos. Cada família tem seus hábitos, suas crenças, seus mitos, sua ideologia e seus objetivos – uma história – que muitas vezes se propaga nas atitudes dos alunos no ambiente escolar.

  Reconhecer que a família e a comunidade fazem parte do processo ensino-aprendizagem é estabelecer possíveis compreensões acerca da grande responsabilidade social que temos.

  A escola desenvolve no estudante uma conduta própria que viabiliza significar o conhecimento. Para que isso se efetive, é necessário que o aprendiz esteja em condições de assumir o seu saber, a sua autoria, a sua identidade, a sua autonomia, a sua capacidade produtiva e participativa. Assim, promovemos no cotidiano escolar situações em que desenvolvem valores, ideias e comportamentos adequados à vida cidadã.

  Tanto a escola quanto a família desejam a mesma coisa: preparar os alunos para o mundo, para a realidade.

A escola é a COLABORADORA e não a responsável pela educação.
"A família é a primeira responsável pela educação" (Vaticano II) e "toda a tarefa educacional deve torná-la capacitado a fim de lhe permitir que exerça essa missão" (840 Puebla).