Webmail

O senhor Claudino Francio foi o responsável pela criação da Fundação Educacional Claudino Francio, mantenedora de nossa escola. Dessa forma, a história da Fundação confunde-se, mescla-se, imbrica-se com à própria história da colonização e do povoamento da região Centro-Norte do estado de Mato Grosso. Dito de outro modo, o percurso de desenvolvimento da escola, assim como o da Fundação, faz parte e atravessa a própria história do município.

Sorriso nasceu na época da expansão brasileira em direção à Amazônia. Em decorrência dos incentivos dos Governos Militares para a colonização e a ocupação da Floresta Tropical conhecida como Amazônia Legal, nasceu o Município de Sorriso, no final da década de 70. Da população existente no município, aproximadamente 50% são sulistas e os demais provenientes de outros estados.

Em 13 de maio de 1986, a Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso aprovou, juntamente com o Governo Estadual, através da Lei 5.002/86, a ideia de o Distrito de Sorriso ser levado à categoria de município, desmembrando-o de cidades como Nobres, Sinop e Diamantino.

Como um lugar em que o poder econômico se exerce, sobretudo pela produção no agronegócio, a cidade passa a ser considerada como a Capital Mundial da Soja, com uma realidade social que acabou exigindo a presença de um ensino atrelado às mudanças, ao progresso local. Assim, projetou-se a ideia de uma educação capaz de incitar conhecimentos e, a partir destes, habilidades e competências no(a)s estudantes como um espaço (trans)formador de ideias e não apenas reprodutor de conteúdos.   E foi nesse intuito que o CEBSJ marcou (e tem marcado) a sua presença. O colégio foi a primeira instituição de ensino privada criada no município de Sorriso, no ano de 1985, pela Fundação Educacional Papa João Paulo I, hoje conhecida como Fundação Educacional Claudino Francio.

Tendo a professora Marli Francio como a primeira diretora da escola a encarar esse desafio, a instituição foi criada visando ao atendimento dos filhos dos migrantes que aqui chegaram, com o intuito de se fixarem e terem condições de estudo e formação para seus filhos, evitando o deslocamento destes para outros locais distantes da família.

De lá para cá, a escola tem atendido a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, com caráter educativo, esportivo e cultural, tudo regido pelas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), pelo Estatuto da Entidade Mantenedora, pelas Normativas Estaduais e pelo Regimento Geral.

O CEBSJ assumiu a missão de “Preparar o(a)s aluno(a)s para os desafios da realidade, para a construção de relações humanas e sociais civilizadas, justas e éticas, para o exercício e a prática da cidadania, desenvolvendo a pesquisa científica e oportunizando uma visão global do conhecimento e das relações sociais”.