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Consideramos os aspectos biológicos e sociais indissociáveis e que exercem influência mútua nos processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

Ao interagir com o meio social influenciamos e somos influenciados, vivenciamos experiências diversas, transformamos e somos transformados. Por essa razão, o desenvolvimento humano deve ser visto como uma ação conjunta e não individual, de interação constante, principalmente se a relação estabelecida for afetiva, efetiva e significativa.

Nossa proposta é aproveitar tudo o que se passa em todos os níveis, que expressam a diversidade, numa fusão permanente de formas de pensamento (motivações, inclinações, necessidades, impulsos, afeto e emoção), derivando ações que possam estabelecer uma inter-relação entre o intelectual e o afetivo, atividade no mundo e representação simbólica, controle dos próprios processos psicológicos, subjetividade e interação social. Toda a prática pedagógica é embasada em uma corrente teórica reflexiva, para que o trabalho ocorra de forma planejada.

Para o desenvolvimento biopsicosociocultural do aluno o processo ensino-aprendizagem é dinâmico e pautado na história e na realidade da comunidade escolar.

Atentos às rápidas mudanças no mundo, somos incentivados a refletir constantemente sobre a prática pedagógica para superar os desafios do cotidiano escolar. A nossa proposta  pedagógica tem preocupação ética-política. Para nós, o aprender a aprender sempre foi um princípio básico e dinâmico.

O conhecimento é a maior preocupação no contexto escolar, pois conhecer é uma ação, um agir humano. Para tal, compreendemos a escola como espaço de desenvolvimento humano e de construção desse conhecimento.

AMBIENTE ESCOLAR

    O Centro de Educação Básica São José busca transformar a escola num lugar mais atraente para os discentes desenvolverem a compreensão do que é a sociedade. A escola trabalha princípios pedagógicos construtores de conhecimentos e habilidades necessárias à compreensão do homem e da sociedade.

   Utilizamos o Sistema Objetivo de Ensino que oferece uma programação que envolve atividades variadas, com o fim de promover o desenvolvimento do pensamento criativo e crítico, o incentivo ao raciocínio lógico, num esforço integrado de desenvolvimento da personalidade, respeitando as diferenças individuais e as características mais importantes da criança na realização de cada uma de suas tarefas.

     Para isso pautamo-nos nos seguintes princípios, fundamentados de acordo com as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

  • Construção do aprender–ensinar–pesquisar;
  • Oferta de qualidade de ensino;
  • Filosofia de trabalho fundamentada no sistema Objetivo de ensino;
  • Prática Social;
  • Manifestações culturais;
  • Conhecimento teórico-prático;
  • Relações humanas e sociais;
  • Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
  • Respeito à liberdade e apreço à tolerância;
  • Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;
  • Pioneirismo e tradição;
  • Capacitação permanente de todos;
  • Valorização da educação e do conhecimento;
  • Ética, integridade e honestidade.