Webmail

Semana Pedagógica

18 de Julho, 15:23

Pensando na dinâmica educacional e nas diferentes metodologias para a prática docente, o CEBSJ marca a retomada das atividades de forma especial: uma semana pedagógica pautada no horizonte das vivências.
Com uma visão de atualizar estratégias que contemplem a busca ativa de estudantes, o start foi realizado pela Direção e pelas Coordenações Pedagógicas, indicando quais caminhos os docentes poderiam trilhar para o segundo semestre. 
Algumas das pautas foram: exposição oral, estudo dirigido, dinâmicas, atividades práticas (maker) com abordagem STEAM, princípios da inter e transdisciplinaridade e, ainda, visita técnica (Sítio Fulô) para observar, sentir, motivar e atribuir significado ao gesto de Sustentabilidade - temática que se tornou a base para a Trilha do Conhecimento de 2023. Tudo isso foi estruturado e mobilizado para dois alcances diretos: potencializar as experiências de aprendizagem dos alunos e subsidiar um maior desenvolvimento do exercício da didática, indo do planejamento ao processo avaliativo.
 Se durante esse período os professores do CEBSJ acolheram a relevância da vivência real, com certeza os alunos irão usá-la para conexões, pois quanto mais próxima for a educação da realidade, mais sentido haverá na participação para a formulação de um conhecimento científico.
É o CEBSJ vinculando os conteúdos curriculares aos temas de relevância social e à experimentação ajustada à faixa etária, fortalecendo o desenvolvimento da técnica de aprendizagem para a vida.