Webmail

Semana é marcada com homenagens à Pátria

01 de Setembro, 19:13

Este ano o Centro de Educação Básica São José inovou nas comemorações em homenagem a Pátria mobilizando os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Cada dia da semana, a partir da de hoje, uma turma ficou incumbida de elaborar uma atividade para a hora cívica para marcar essa importante data que é o 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

Hoje, alunos do terceirão, projetaram um vídeo que tratou de um tema muito importante e que está em pauta no cenário mundial, trazendo informações sobre o consumo consciente sobre a água, levando a reflexão sobre que legado será deixado para as futuras gerações. A coordenadora do Ensino Fundamental II e a do Ensino Médio, a professora Cleusa Veiga, conta que o envolvimento e a seriedade dos estudantes surpreenderam aos professores e a direção da escola, que também acompanhou a hora cívica que aconteceu no ginásio de esportes de Instituição.

Antes da apresentação, todos os alunos entoaram o hino nacional, também com a participação dos estudantes do Ensino Fundamental I. Durante a semana, também irão cantar os hinos do Mato Grosso e do município de Sorriso.

E durante toda a semana, outras atividades acontecerão em homenagem à Pátria, também elaborada pelos alunos. Amanhã, pela manhã, é a vez dos alunos do 2º ano do Ensino Médio, na quarta-feira o 1º ano, na quinta-feira os alunos da 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II e na sexta-feira, encerram as homenagens com os estudantes do 8º ano e da 8ª série, turmas A e B.

Segundo a professora Cleusa, o objetivo das comemorações é fazer com que o aluno reflita sobre o futuro do Brasil e que cidadãos serão. “Acreditamos que também é uma forma de refletirem sobre o respeito que devemos ter com o outro e desde já projetarem sobre o futuro deles”, acrescenta a professora.

Sobre o sete de setembro

No dia 7 de setembro de 1822, o príncipe regente dom Pedro, irritado com as exigências da corte, declarou oficialmente a separação política entre a colônia que governava e Portugal. Em outras palavras, ele proclamou a Independência do Brasil. Um mês depois, mais precisamente em 12 de outubro de 1822, dom Pedro foi aclamado imperador e, em 1º de dezembro, coroado pelo bispo do Rio de Janeiro, recebendo o título de dom Pedro 1º. Resumidamente, a conquista da independência do nosso país poderia ser contada dessa forma, mas a história não é tão simples assim. Começa realmente com o enfraquecimento do sistema colonial e a chegada da corte portuguesa ao Brasil (1808) e só termina em 1824, com a adoção da primeira Constituição brasileira. Fonte: UOL Educação