Webmail

São José adere à campanha de mobilização dos estudantes contra o Aedes aegypti

18 de Fevereiro, 23:06

A partir desta sexta-feira, 19, o Centro de Educação Básica São José inicia suas ações em prol da campanha de mobilização dos estudantes contra o mosquito Aedes aegypti, o transmissor do vírus Zika, dengue e da febre chicungunya, uma campanha que está que está sendo feita em todo o País, criada pelo Ministério da Educação (MEC) e realizada em parceria dos governos estaduais e municipais.

Essa sexta-feira, 19, é o dia oficial do início dessa mobilização nacional e o São José já está fazendo sua parte. A primeira ação da escola foi a divulgação de panfletos e de cartazes educativos, enviados pelo Ministério, nas salas de aula e nos murais da escola. Nos próximos dias, os professores estarão engajados em trabalhar, de maneira teórica e prática, o tema em sala de aula.

Durante uma reunião com professores, a coordenadora do Ensino Fundamental I, Mônica Frozza Machado, apresentou a ideia de montar uma isca para o mosquito Aedes aegypti, utilizando material reciclável, para reter o mosquito. A experiência está sendo feita pela coordenadora, e se for observado o resultado esperado, será trazido para a sala de aula, para que os professores realizem com seus alunos, dessa forma cada aluno terá uma forma de capturar o mosquito e dar a sua destinação correta.

De acordo a coordenadora Mônica a proposta “será de trabalhar com os alunos as formas de prevenção e todos os ricos de doenças, inclusive a microcefalia, que mosquito Aedes aegypti causa. Acredito que com essas informações aliada às atividades práticas que nossos professores aplicarão eles poderão disseminar conhecimento junto de suas famílias e amigos”, explica a coordenadora.

Nesta sexta-feira, todos os alunos receberam as principais orientações de prevenção e combate do mosquito previstas no material enviado pelo Ministério da Educação e partir daí dar-se a o início dos trabalhos contra o Zika e o Aedes.

O Ensino Fundamental II e o Ensino Médio também irão se mobilizar a favor da campanha com o projeto: "Converse com seu vizinho". A partir desta sexta-feira, as professoras das disciplinas correlatas como Biologia e Ciências trarão o tema para sala de aula trabalhando informações como: ciclo reprodutivo do Aedes aegypti, ações preventivas para que não ocorra a proliferação e ações para afastar o mosquito das residências e como se prevenir.

Segundo explicações da coordenadora do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, Dayana Camera de Mattos por meio de um questionário, formulado pelos alunos e com orientação do professor, realizarão uma entrevista com o vizinho de sua residência. Nesta abordagem o aluno deverá trocar informações e repassar o conhecimento adquirido em sala de aula.

Acesse Folder #ZikaZero

ACESSE O FOLDER EDUCATIVO DA CAMPANHA