Regras gramaticais
Na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos dos 7º anos participaram de uma atividade inovadora para aprenderem sobre pronomes. Em vez de apenas memorizar regras gramaticais, os estudantes foram desafiados a criar jogos que envolvessem o uso correto dessa classe de palavras tão usada na produção textual. Essa abordagem não só incentivou a criatividade e o pensamento crítico, como também proporcionou uma maneira mais engajadora de internalizar o conteúdo.
Durante o processo de criação, os alunos trabalharam em grupos, discutindo ideias e elaborando regras para seus jogos. Eles precisaram aplicar seu conhecimento sobre os diferentes tipos de pronomes pessoais, oblíquos e possessivos.
Ao final da atividade, os alunos não apenas desenvolveram uma compreensão mais sólida dos pronomes, mas também se tornaram mais conscientes da importância da comunicação clara e precisa na língua portuguesa. Além disso, a experiência de criar jogos promoveu habilidades de trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas, tornando o aprendizado ainda mais abrangente.