Webmail

Professores participam da Semana Pedagógica para início do 2º semestre 2014

08 de Julho, 22:01

Desde o início da semana, os professores do Centro de Educação Básica São José estão participando da Semana Pedagógica 2014/2, um momento que acontece todo início de semestre. O encontro de 7 a 11 de julho tem como proposta avaliar as ações da escola pensando em suas melhorias, bem como planejar e inovar o que já está dando certo.

A abertura, na segunda-feira, 7, foi feita com um reforçado café de boas vindas e com uma dinâmica realizada pela psicóloga, Suellen Brandt. O período da tarde foi de bastante atividade com um trabalho realizado por três grupos de professores com o objetivo de levantar soluções a respeito de situações do dia a dia escolar e contou com a participação da diretora geral do São José, Jaquelini Schardosim, e da vice-diretora Olivia Coldebella, que acompanharam as discussões e intermediaram os debates.

 Cada grupo ficou incumbido de realizar suas ponderações a partir das perguntas propostas, a partir de três perspectivas: a visão do aluno, do professor e da coordenação sobre situações a serem resolvidas que acontecem no dia a dia da escola. Para a coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, Mônica Frozza, essa foi uma atividade extremante importante “porque conseguimos nos colocar no lugar do outro a respeito de determinada situação que é real em nossa rotina escolar, por meio de uma reflexão a partir de vários pontos de vista”.

TRAJETÓRIA DO CONHECIMENTO

A coordenadora do Ensino Médio e do Ensino Fundamental II, a professora Cleusa da Veiga, conduziu os trabalhos, e, segundo ela, esta dinâmica tem o objetivo de fazer com que cada personagem do ambiente escolar se coloque no lugar no outro a respeito de como solucionar problemas de diversas naturezas que acontecem diariamente na escola. “A partir do que foi apresentado pelos professores, as soluções propostas antes de serem aplicadas ainda passam pela comunidade escolar, com a consulta aos pais ou responsáveis”, destaca a vice-diretora, Olivia Coldebella.

A programação da semana pedagógica segue até sexta-feira, 11 de julho, e todos os dias estão sendo realizadas atividades com a proposta de melhorar e ampliar os processos de organização, avaliação e planejamento a partir do ponto central do encontro que é criar possibilidades para a produção do conhecimento, por meio do processo criativo de cada envolvido no processo ensino-aprendizagem dos alunos do Centro de Educação Básica São José. “Felizmente podemos comemorar histórias de sucesso em nossa escola, pois tivemos que intervir no processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos e sempre obtivemos o apoio dos pais. Nós, professores, temos responsabilidade sobre este processo que é fundamental, pois o conhecimento aqui adquirido será utilizado pelo aluno durante toda a sua vida”, finaliza a vice-diretora.

Nesta terça-feira, a fonoaudióloga, Suelen Gindri, palestrou sobre Erros de Zorzi, tratou sobre alterações ortográficas ou verbais no processo da aprendizagem, dando orientações às professoras do Ensino Fundamental I sobre como trabalhar e aplicar atividades em sala de aula para minimizar este tipo de transtorno no processo da aprendizagem.

Para refletir:

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” – Paulo Freire.