Webmail

Palestras contribuem para orientação profissional

08 de Outubro, 20:39

Com vistas a trazer contribuir na orientação profissional de seus alunos sobre a escolha de suas profissões, que a escola São José trouxe uma série de palestras aos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio. O projeto iniciou ano passado, este ano trará cinco profissionais de diferentes áreas que transmitiram experiências, formas de atuação e noções gerais sobre algumas profissões.

As áreas que os estudantes do São José puderam receber informações aprofundadas foram: Assistência Social, com a profissional Edel Rodrigues, Administração com o profissional de Eurico de Aquino, Recursos Humanos com a psicóloga Adriana Viccini, Aviação com o tenente coronel Gimenes, Direito com Dr. Douglas o e por último, a palestra que aconteceu no final do último mês foi sobre Contabilidade, com o contador Adir.

Cada profissional transmitiu informações sobre como é graduação, quais disciplinas tem, tempo de formação, tipos de especialização, área atuação, remuneração, mercado de trabalho e oportunidades de colocação.

APOIO EDUCACIONAL DIFERENCIADO

O São José é uma das únicas escolas que oferece este tipo de apoio educacional, pois entende a importância do momento destes futuros profissionais. “Nos diferenciamos ao proporcionar aos nossos alunos informações importantes que os ajudarão a decidir sobre o seu futuro profissional. Conseguimos realizar este trabalho graças aos profissionais prontamente aceitaram nosso convite para poder compartilhar conhecimento com nossos alunos”, destaca a diretora Jaquelini.

A profissional que foi responsável por realizar este projeto foi a psicóloga da Escola São José, Suellen Brandt. De acordo com ela, a proposta de trazer os profissionais para falar aos alunos foi de ajudá-los com informações sobre as profissionais que em certa medida são desconhecidas, dando a eles a oportunidade conhecerem novas áreas e de forma prática.

“Eles participaram e interagiram com os profissionais, se mostrando bem interessados. Cabe ressaltar que os alunos, este ano no terceirão, tiveram oportunidade de conhecer mais profissões, já que ano passado trouxemos profissionais de outras áreas”, conta a psicóloga destacando que o projeto deve continuar, portanto os alunos do 2º também irão receber novas orientações sobre as profissões no próximo ano.

O QUE OS ALUNOS ACHARAM?

Perguntados sobre como avaliaram as palestras, a grande maioria aprovou a iniciativa da escola. Alguns com uma área já definida, ainda sim, consideraram fundamental esse tipo de orientação no atual momento, já que estão prestes a partir para o ensino superior como é caso da aluna Vitória. Segundo ela já algum tempo nutre a vontade em ser professora.

Entre os seus colegas ela é a única a optar pela profissão. “Não me importo, tenho muito orgulho da minha escolha. Futuramente quero me especializar na área da Neuropsicopedagodia, que busca compreender o processo cognitivo do sujeito desde os primeiros anos de vida. Tenho pesquisado a respeito e estou bem interessada”, declara a aluna Vitória Akemi Beraldo da Silva. Diferente de Vitória, o aluno Edson Dal Moro quer ser ator. A escolha é apreciada pelos colegas já que reconhecem que o adolescente tem grade talento para as artes cênicas.

Toda a direção da escola agradece mais uma vez aos profissionais, que, em um momento tão importante de decisões de seus alunos contribuíram com uma parte de seu tempo e conhecimento.