Webmail

Palestra traz orientação aos pais sobre cuidados com o mundo virtual

05 de Setembro, 17:26

Reconhecendo ser um tema de grande importância, que, cada vez mais vem ganhando espaço em nosso dia a dia, e que merece cuidados, a escola São José decidiu trazer o assunto, que trata sobre as novas tecnologias por meio da internet, para também ser debatido dentro do espaço escolar junto com pais, alunos e professores em palestra que aconteceu nesta quinta-feira, 4.

O palestrante convidado para a palestra, o pastor Marley César Arantes, tem formação no exterior na área de Psicologia e Teologia e tem larga experiência no trabalho de aconselhamento familiar. Ele desenvolveu um projeto chamado Pais On-Line que tem o objetivo de ajudar aos pais se conectarem no mundo da internet de forma interativa e informativa.

O conhecimento do palestrante a respeito da internet foi transmitido primeiramente para os alunos das turmas A e B do 8º ano e 1º ano do Ensino Médio, na semana passada e nesta quinta-feira ele falou pais sobre o projeto Pais On-line que inclusive já foi premiado.

O pastor iniciou a palestra falando dos principais casos sobre o uso indevido da internet e rede sociais. Hoje, dado o alto número de acontecimentos eles ganharam nomes entre eles o cyberbullyng, que são as ofensas e xingamentos de diversas naturezas na rede e um dos mais recentes é o sextin, que é o ato de postar imagens sensuais nas redes sociais.

CASOS DA INTERNET

Entre os diversos casos relatados por Marley, um deles foi a história de uma menina muito bonita que foi incentivada por outra a postar vídeos sensuais, sem  noção da repercussão que poderia ter, em poucas horas, toda a cidade ficou sabendo do caso.

Diante desta e outras impactantes histórias, a situações despertaram nos pais algumas dúvidas e curiosidades. Muitos deles realizaram perguntas, sobre alguma situação que passou em casa e também dividiram experiências de sucesso sobre o relacionamento com os filhos quanto ao limite de uso da internet.

Entre tantos questionamentos e experiências umas das orientações que Arantes deixou aos pais fala sobre limites. “O ideal é não entrar nos extremos, não proibir e nem deixar tudo liberado. O interessante e achar o ponto médio, desde que haja gerenciamento”, disse o palestrante frisando que o meio dos filhos estarem seguros realmente é trabalhar em seu coração e na sua mente.

PARTICIPAÇÃO                                                 

A diretora geral da FACEM, a professora Jaquelini Schardosim, na abertura do encontro aproveitou o momento com os pais para passar informes por meio de dados de uma pesquisa institucional que a escola realizou recentemente.

A pesquisa tratou de avaliar, segundo a opinião dos pais que responderam à pesquisa que perguntou sobre questões de organização da escola, método de ensino, estrutura, relacionamento entre pais, professores e alunos e funcionário. “Ficamos satisfeitos com os resultados, dos quais muitos deles foram alcançados graças a participação e opinião dos pais, mas reconhecemos que ainda temos que avançar mais”, relatou a diretora, destacando que essa melhoria de todos os processos tem sido trabalhada diariamente pela Instituição e a curto e médio prazo estão sendo aprimoradas.