Webmail

Pais e alunos desenvolvem receitas com especiarias para café da manhã

15 de Abril, 11:34

Os alunos do 4º ano A, por meio das aulas de História ministradas pela professora Débora, aprenderam sobre as especiarias da época do Descobrimento do Brasil e qual importância delas no período histórico que se deu entre os anos de 1.500 e 1.600.

Para colocar esse conhecimento em prática, os pais, elaboraram receitas para que os alunos participassem de um café da manhã com o objetivo de promover a troca de informações e conhecimento a partir das especiarias utilizadas nas receitas entre elas; cravo, canela, noz-moscada, os mais conhecidos, e também os temperos como a pimenta, o gengibre e o açafrão. De acordo com a professora Débora, na época essas especiariais eram utilizadas como tempero, remédios, conservação de alimentos e perfume. Por conta das necessidades da época, elas eram procuradas e facilmente vendáveis, gerando muito lucro.

Conta a história - Que os portugueses iam ao Oriente em busca desses condimentos e temperos utilizados para a conservação dos alimentos. As especiarias eram valiosas, naquela época, pois vinham de lugares distantes como a Índia e a China. Eram coletadas por comerciantes indianos e chineses em todo o Oriente e transportadas em grandes caravanas até o litoral do Mediterrâneo, onde eram compradas por mercadores turcos ou italianos e distribuídas pela Europa. Grande parte da exploração do Novo Mundo, nos séculos XIV e XV, deveu-se à procura de especiarias.