Webmail

No Dia Nacional do Livro Infantil, alunos do São José têm programação especial

18 de Abril, 16:27

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, hoje 18 de abril, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I participam de uma programação especial com contação de histórias na biblioteca da escola.

A programação foi organizada pela coordenadora da Educação Infantil, Cleusa Veiga e as professoras Lúcia Helena, Leosani França e a bibliotecária da Instituição Solange Barbosa. Durante toda a manhã e tarde, desta segunda-feira, as crianças dividas em turmas puderam ouvir sobre a história da Chapeuzinho Amarelo, uma obra do autor Chico Buarque.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infanto-juvenil. O escritor é vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público.

Chapeuzinho Amarelo, conta a história de uma menina com medo do medo — uma menina amarela de medo — que transforma a fantasia dos contos em sua própria realidade, chegando ao ponto de não brincar, não se divertir, não comer, nem mesmo dormir.

Enfrentando o desconhecido “O Lobo”, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver. Com sensibilidade, Chico Buarque constrói um texto no qual aparece com transparência o valor mágico que o autor atribui à palavra e não só trata com maestria nossos medos, como também, ensina as crianças a superar suas fobias.