Webmail

Iniciam as atividades do São José em comemoração ao Dia do Circo

15 de Março, 22:55

O dia 27 de março é a data que se comemora o Dia do Circo, mas os professores da Educação Infantil do Centro de Educação Básica São José já abriram as tendas da alegria para seus alunos se encantarem com as atividades programadas em prol da data comemorativa.

Tem palhaço, tem tenda de cinco, tem projeção de filme e tem muita brincadeira e animação pelos corredores e salas de aula. A coordenadora Cleusa Veiga conta que esta é uma data que o professor pode usar a ludicidade por meio da fantasia, do teatro, da música e das brincadeiras com os pequenos que ficam encantados com a alegria das professoras e auxiliares com suas performances.

Até o dia 27 semanalmente as professoras da Educação realizarão outras atividades para marcar as comemorações por essa data tão representativa para as crianças e a para a Educação.

Quando começou o circo?

O artista Aberlado Pinto recebeu apelido de Piolim porque tinha pernas compridas e também por sua magreza. Ele conduziu seu circo, de mesmo nome, por mais de 30 anos. Seu pai havia sido dono de Circo quando era ainda pequeno, época que aprendeu tocar violino e fazer acrobacias.

A data de comemoração foi instituída em razão do seu nascimento no ano de 1987, em Ribeirão Preto no Estado de São Paulo. Um dos maiores sonhos do palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições culturais e artísticas do circo, mas faleceu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade em 1973. Piolim era engajado com as questões sociais e artístico sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.