Webmail

Hermínio Sargentim faz oficina para professores do C. E. B São José

21 de Janeiro, 19:02

No segundo dia da programação da Semana Pedagógica 2016 do Centro de Educação Básica São José, os professores do Ensino Fundamental I e os professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II receberam a visita ilustre de Hermínio Sargentim, um dos principais autores de livros didáticos do mercado, para ministrar oficina e palestra sobre a obra: Oficina de Escritores.

Esta é uma de suas principais publicações e o São José adota o livro, devido ao rico conteúdo, para aulas de português e redação do Ensino Fundamental I. O objetivo da coleção é trabalhar com o aluno a habilidade de ler, escrever, desenhar, pensar e dramatizar, por meio de atividades que o preparem para a produção de textos de gêneros variados.

O professor Sargentim é autor de mais de 100 obras sobre a arte de ler, escrever e interpretar há 42 anos, pela editora IBEP e já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. É formado em Letras Clássicas pela USP, nasceu em 1946, na cidade de Barra Bonita, interior de São Paulo. Aos 20 anos começou a dar aulas em uma escola Estadual, em São Bernardo do Campo – SP e já lecionou em cursos preparatórios para o Vestibular. Aos 27 anos publicou a obra que o projetou nacionalmente: Atividades de Comunicação em Língua Portuguesa, uma coleção destinada para o Ensino Fundamental.

PARCERIA

Em entrevista, o autor conta que passou a dar palestras para contribuir com os professores na difícil tarefa de ler e escrever. “Nossa proposta de trabalho é diferenciada e eficiente no trabalho de produção de textos, pois o que o aluno irá produzir fará parte de um projeto e não será apenas um texto. Nossa tarefa é explicar e exemplificar como o professor pode aproveitar da melhor forma o conteúdo de nossas publicações”, explica Sargentim.

As técnicas que o professor utiliza têm a finalidade de fazer com que o aluno escreva como o próprio autor escreve. Segundo ele, o diferencial da coleção Oficina de Escritores é de que os textos produzidos não ficam somente em sala de aula e o professor deixa de ser o único leitor, já que, durante o ano letivo, o professor pode desenvolver alguns projetos como: produção de livro de histórias, poesias, fazer um mural, um livro de receitas, até mesmo uma peça de teatro.

“Essa técnica exige do professor um maior trabalho de acompanhamento, de preparação, produção, revisão, reescrita e edição final daquilo que o aluno está produzindo, por isso, nestas oficinas eu detalho e explico as técnicas em cada fase que o professor deverá utilizar em cada processo de produção textual. Tem sido fundamental essa parceria que tenho feito nas escolas, para que o projeto do professor tenha o resultado esperado por seus alunos”, afirma Sargentim.

De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental I, Monica Frozza Machado, para que o conteúdo fosse assimilado, a oficina foi bastante dinâmica e participativa. “Aconteceram momentos de contação de histórias, de dramatização, de conversas para que a proposta do material fosse assimilada na prática por nossos professores. Com certeza foi uma experiência de aprendizado rica em detalhes, principalmente para os docentes das séries que utilizam o livro do autor para as aulas dos nossos alunos”, avalia a coordenadora.

 

MINI CURRÍCULO DO PROFESSOR SARGENTIM

Professor e escritor. Estudou Letras Clássicas na USP. Lecionou Língua Portuguesa em escolas da rede particular e da rede pública. Publica obras didáticas de Língua Portuguesa há quarenta anos pela Editora IBEP. Ministra cursos e palestras para professores. Dentre as obras publicadas destacam-se: Atividades de comunicação em língua portuguesa (8 volumes); Montagem e desmontagem de textos (8 volumes); Brincando de escrever (5 volumes) ; Projeto Brincando de escrever (20 volumes) ; Produção de textos no Ensino Fundamental (4 volumes); Gramática mágica; Gramática básica; Gramática didática; A história do sentimento na Literatura (3 volumes); Pequeno dicionário de ideias afins; Linguagens e textos (4 volumes); Cadernos de gramática (4 volumes); Jogos de alfabetização e de produção de textos; Oficina de escritores (11 volumes).
Para saber mais sobre o autor visite o site www.sargentim.com.br