Webmail

Fundação Educacional Claudino Francio completa 30 anos de história

09 de Março, 10:49

No próximo dia 16 de março de 2015 a Fundação Educacional Claudino Francio completará 30 anos de história em prol da Educação de Sorriso. Esta é uma data importante, para todos seus colaboradores, pois traduz o compromisso sério da Instituição em oferecer educação de qualidade ao longo de três décadas.

O presidente da Instituição, Antonio Orlando Gemmi, parabeniza a todos que fazem parte e aos que já passaram pela fundação sejam eles funcionários, diretores, professores, alunos e ex-alunos. “O momento é de congratulação, mas não podemos esquecer que ao longo dos anos passamos dificuldades, mas vencemos, e, hoje felizmente podemos nos alegrar com a data. Essa comemoração não é só nossa, mas de toda a comunidade!”, declara o presidente da Fundação.

As comemorações em prol dos 30 anos da Fundação se dará juntamente com o aniversário do Centro de Educação Básica São José, que também completa 30 anos, dias depois, em 19 de março. O primeiro evento oficial é neste sábado, 14 de março, às 7h00 com a realização do passeio ciclístico com a participação de pais, alunos e funcionários da Instituição. O evento também premiará seus alunos que tiverem a melhor decoração de bicicleta.

O próximo evento em comemoração aos 30 anos da Instituição e da escola é o culto ecumênico em ações de graças por estas duas datas especiais, dia 18 de março, quarta-feira às 19h00, no ginásio de esportes da Instituição. Na programação da cerimônia terá louvores, ministrados pelo grupo de louvor da IBN, e os alunos do C.E.B. São José, que também participarão do culto com apresentações em homenagem à escola. Representantes da igreja católica e evangélica trarão mensagens alusivas à data. A diretora Jaquelini Schardosim convida aos pais, professores, alunos e a comunidade para participarem das comemorações.

COMPETÊNCIA

O C.E.B. São José foi a primeira escola particular da cidade e, na época de sua criação, foi fator decisivo na colonização do município, pois todos queriam uma escola de qualidade para os filhos. “Temos orgulho de comemorar esta data importante, pois a escola influenciou diretamente na colonização do município. Muitos profissionais engenheiros, médicos entre outros, passaram por aqui e hoje tem a oportunidade de trabalharem no município”, declara a filha do fundador da Instituição, Luciane Francio.

O sucesso desta trajetória de 30 anos, de acordo com Luciane, se dá graças ao comprometimento de seus colaboradores que estão e passaram pela Instituição. “O que fez e faz a diferença para termos conquistado cumprir nosso papel de oferecer educação de qualidade é o compromisso e competência dos profissionais que estão na linha de frente do processo educacional, sejam eles diretores, professores e coordenadores”, afirma Luciane

Desde a sua criação, todos os membros e diretores que passaram pela Fundação se dedicaram bastante para a consolidação dos processos pedagógicos, com o objetivo de alcançar uma educação de qualidade. “O surgimento da Facem é o resultado deste esforço e mostra nossa preocupação com a profissionalização da comunidade. Aqui, o aluno entra na Educação Infantil e sai, ao final do Ensino Superior, com uma profissão”, diz a diretora geral da Fundação, Jaquelini Schardosim.

 

Um pouco de história: COMO TUDO COMEÇOU!

 

É impossível entendermos a história de nossa cidade sem lembrar-se de fatos e de pessoas que, enfrentando todas as dificuldades, venceram o Cerrado e entre as muitas realizações, criaram a primeira instituição de ensino particular de Sorriso: a Fundação Educacional Papa João Paulo I. Dessa forma, a distância entre o sonho e a realidade serve de pano de fundo dos acontecimentos que compõem esta história.

O início

Às vinte horas do dia dezesseis de março de 1985, reuniu-se no átrio da Paróquia de São Pedro, no Distrito de Sorriso, município de Nobres, Estado de Mato Grosso, um grupo de representantes da comunidade, com o objetivo de criar uma instituição de ensino que traria inúmeros benefícios para todos. Para presidir os trabalhos foi escolhido pelos demais presentes por unanimidade, o senhor Ivaldino Secco.

Na ocasião foi mencionado que o senhor Claudino Francio havia construído um prédio com quatro salas de aula e demais dependências para sala dos professores, setor administrativo, biblioteca, sanitário feminino, masculino e cozinha.

A construção em alvenaria em terreno de 3.200 metros quadrados foi doada pelo senhor Claudino e passou a fazer parte do patrimônio da fundação educacional constituída naquela mesma ocasião com o nome de “Fundação Educacional Papa João Paulo I”. Esta construção de dimensões modestas foi a primeira sede da escola que recebeu o nome de Centro Educacional São José.

Ainda durante a reunião, foi escolhido o presidente da Fundação; o senhor Claudino Francio e vice-presidente; o senhor Celito Barbieri. Foi constituído o Conselho Curador com os senhores Erzídio Zavareze, Nereu Bresolin e Salvador Roque Ferraz.  Sadi Bortolotti e Vítor Dier como vogais e os senhores Antonio Miguel Dalsóquio, Ivo Raiser para suplentes. Todos devidamente aprovados por unanimidade.

Para o Conselho Diretor foram escolhidos os senhores Darci Berti, Elpídio Daroit, Antonio Orlando Gemmi, Nadir Sucolotti e Argino Bedim. Como Secretária da Mesa, foi escolhida a senhora Marta Catarina Francio, o presidente da Mesa, Sr. Ivaldino Secco procedeu à posse de todos os escolhidos nos respectivos cargos.

Desta forma, às vinte e duas horas e trinta minutos, do dia dezesseis de março de um mil novecentos e oitenta e cinco estava criada a Fundação Educacional Papa João Paulo I. O Centro Educacional São José iniciou suas atividades no dia dezenove de março do mesmo ano, dando início a uma história de trabalho, perseverança, fé, otimismo e, principalmente, de amor à Sorriso.

“Segundo Grau”

Em setembro de 1990, durante reunião dos membros da fundação, foram tomadas várias decisões. Uma delas foi a criação do 2º Grau, nível de ensino que hoje corresponde ao Ensino Médio, previsto para iniciar no ano seguinte. Para viabilizar esse projeto, foi realizado um bingo com a participação de toda a comunidade sorrisense. Foi um sucesso!

Ainda durante a reunião, foi sugerida a criação da Associação de Pais do Centro Educacional São José, sugestão aprovada por todos os presentes.

No mês de outubro, do mesmo ano, foi aprovado o convênio com o Sistema Objetivo de Ensino, considerado um dos melhores métodos educacionais do país. Na época, já havia a preocupação com a aprovação no vestibular, já que o Segundo Grau funcionaria a partir de 1991.

EDUCOOP

No dia 15 de julho do ano de 1991, devido à grave situação financeira da escola, foi sugerida a formação de uma Cooperativa para prestar serviços à Fundação Educacional João Paulo I. Com esta medida, pretendia-se manter um quadro de professores permanente, promovendo assim, uma educação de qualidade. Após ampla discussão, os professores aceitaram a proposta e, em seguida, solicitaram a nomeação da Sra. Cirlei Aparecida Brandão Lopes para exercer o cargo de Diretora Executiva do Centro Educacional São José.

Casa da “Tia Fátima”

Em meados do ano de um mil novecentos e noventa e dois, houve uma reunião com os membros da Fundação para deliberar sobre a falta de segurança e depredações que ocorriam nas dependências do Centro Educacional São José.

O senhor Claudino Francio, Presidente da Fundação Papa João Paulo I, sugeriu a construção de uma casa nas dependências da escola, para servir de moradia a uma família que seria responsável pela segurança do estabelecimento de ensino durante a noite e também nos finais de semana.

Foi contratada a senhora Elenir de Fátima Fim Pull Heemann, a “Tia Fátima”. Mudou-se com a sua família para a casa construída no terreno da Escola. Funcionária exemplar, continua até hoje trabalhando na instituição com muita dedicação e responsabilidade.

A casa da Tia Fátima passou a fazer parte do patrimônio da Fundação.  Hoje, ali funciona uma copa e uma despensa.

Ginásio de Esportes

No ano de 1997, no mês de maio, durante reunião da Fundação Educacional Papa João Paulo I, a Diretora Executiva, senhora Cirlei Brandão Lopes, falou sobre a necessidade da construção de um ginásio de esportes para atender as aulas de Educação física, as escolinhas de esportes e os eventos da escola.

O engenheiro responsável, senhor Dilmar Salton, apresentou a planta que foi aprovada por todos os presentes. O ginásio foi construído em três etapas no decorrer dos anos de 1998 e 1999. Finalmente, no dia 3 de abril de 1999, foi inaugurado o Ginásio de Esportes com um grandioso baile.

Fundação Educacional Claudino Francio

No dia 12 de abril de 2005, em Assembleia Extraordinária, reuniram-se os membros da Fundação para deliberarem sobre a adequação do Estatuto às novas necessidades da Fundação, que na época já possuía o título de Utilidade Pública Federal. A proposta de reforma estatutária foi aprovada por unanimidade.

Fazendo uso da palavra, o senhor Enir Antônio Piccoli, expôs aos presentes a proposta de alteração do nome da Fundação sugerida na reunião do dia 5 de abril, para Fundação Educacional Claudino Francio, com o intuito de homenagear o responsável pela criação da atual Instituição.

Após votação, a proposta de alteração de nome foi aprovada. A Presidente da Fundação, senhora Luciane Francio agradeceu a homenagem prestada ao seu pai em nome de sua família.

Prof.ª Maria Amélia de Souza Rossi