Webmail

Funcionários participam de treinamento para Primeiros Socorros e Brigada de Incêndio

11 de Julho, 17:23

Os funcionários do Centro de Educação Básica São José e da Faculdade Centro Mato-grossense - FACEM participam nesta quarta e quinta-feira de um treinamento de primeiros Socorros e Brigada de Incêndio que está sendo ministrada pela Cares Treinamentos.

Os primeiros socorros são os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa, vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com a finalidade de manter as funções vitais e evitar o agravamento de suas condições, aplicando medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada.

Pode prestar primeiros socorros qualquer pessoa treinada, desde que seja conduzindo com serenidade, compreensão e confiança. De acordo com informações de uma pesquisa realizada pelo curso de Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), manter-se calmo é tão importante quanto o controle de outras pessoas. É importante informar à vítima sobre seu estado, sua evolução ou mesmo sobre a situação em que se encontra, porém, deve ser avaliado com ponderação para não gerar ansiedade ou medo. O tom de voz tranquilo e confortante dará à vítima sensação de confiança na pessoa que o está socorrendo.

ESTATÍSTICAS

Ainda de acordo com a pesquisa da UDESC, embora seja relevante para evitar agravos à saúde, a capacitação para agir em situações de emergência na prestação dos primeiros socorros ainda é escassa no Brasil, prevalecendo o desconhecimento sobre o tema.  

Dados de outra pesquisa realizada em 2008, para identificar o nível de informação dos leigos sobre abordagem de vítima em emergência, apenas 34% da amostra realizaram algum tipo de treinamento em primeiros socorros e destes, 72,5% não se sentiam preparados para realizar qualquer atendimento a pessoa desacordada. 

Veja mais imagens