Webmail

Estudantes do 8º ano apresentam trabalhos sobre sexualidade

20 de Agosto, 16:19

Duas turmas do 8º ano do Centro de Educação Básica São José, realizaram várias apresentações sobre sexualidade, com temas considerados de grande repercussão na sociedade, merecem toda a atenção dos educadores e alunos.

Com este fim, duas professoras, Maria Amélia da disciplina de História e Claudia Sandri, que dá aulas de Português, acompanhadas da psicóloga da escola, propuseram para as apresentações pesquisas sobre a gravidez na adolescência, aborto e violência sexual. Os alunos foram divididos em grupos, onde cada qual desenvolveram as apresentações sobre um dos temas.

De acordo com a professora Cláudia, o objetivo da atividade em sala de aula visou atender às necessidades educacionais do aluno. “Comprometida com a inserção dele na sociedade, diagnosticamos a necessidade do desenvolvimento de um projeto voltado à educação e reflexão sobre sexualidade”, explica a professora, destacando que os estudantes se envolveram bastante com o trabalho, passando informações importantes sobre os temas aos demais colegas.

Assim como em todo Brasil, o Mato Grosso, também um estado onde há grande número de jovens grávidas na adolescência, bem como o seu envolvimento em situações de violência sexual, por isso, a professora considera relevante o tema ser abordado pela comunidade escolar. “Trazer estes assuntos para a sala de aula é uma forma de criar um espaço de reflexão e discussão, estimulando dessa forma a autonomia e responsabilidade dos jovens com a saúde do seu corpo e de sua sexualidade”, avalia a professora.

Outros objetivos que podem ser alcançados com estas atividades de acordo com projeto é a possibilidade de esclarecer mitos e tabus sobre os temas, desenvolver crítica sexual, contribui para a prevenção de problemas relacionados à saúde pública que envolva a sexualidade e também trabalha o tema nas dimensões; biológica, psicológica e sociocultural.