Webmail

Estrutura Geológica e Geomorfológica do Brasil

26 de Abril, 15:07

Seguindo os pressupostos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os quais buscam promover espaços de construção de conhecimento significativo, o uso da maquete no ensino da Geografia é um recurso didático de extrema relevância, uma vez que subsidia o protagonismo estudantil, além de ser um recurso inclusivo.

Vinculada às metodologias ativas, essa estratégia de ensino-aprendizagem possibilita trabalhar conteúdos para ressignificá-los com saberes do dia a dia.

As turmas dos 1ºs anos e dos 2ºs anos do ensino médio vivenciaram momentos de troca, de aprendizados e de superações de desafios, pois foi com a apresentação das maquetes que a cultura maker pôde ser colocada em prática para a apreensão de dois âmbitos: a Estrutura Geológica e Geomorfológica do Brasil.

Para facilitar a comunicação e torná-la mais clara e eficiente, os alunos tiveram autorização para utilizarem os celulares como ferramentas tecnológicas capazes de completar o fazer pedagógico, gerando um ensino mais significativo e relacionado com as atividades práticas vivenciadas por cada um.

É o CEBSJ acreditando na pesquisa enquanto ferramenta pedagógica, gesto imprescindível para o desenvolvimento da visão crítica contemporânea vinculada à prática.