Webmail

Ensino Médio participa de aulão preparatório para o Enem 2015

14 de Outubro, 20:49

Durante toda a semana os alunos do Ensino Médio do Centro de Educação Básica São José, estão participando de aulões com o objetivo de preparar os assunos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2015 cujas provas acontecem no próximo final de semana, nos dias 24 e 25 de outubro.

O Exame Nacional do Ensino Médio, ou ENEM, é uma prova, do Ministério da Educação, cujo objetivo é avaliar a qualidade do ensino médio no país. O ENEM já passou por várias modificações ao longo dos anos e, atualmente, seu formato é bem interessante. Por ser uma prova que exige algumas competências dos candidatos, o resultado do ENEM é, inclusive, utilizado no processo seletivo de diversas faculdades públicas do Brasil.

INEP
O INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é vinculado ao Ministério da Educação e tem como objetivo promover estudos e pesquisas sobre o Sistema Educacional Brasileiro. A partir das análises feitas pelo INEP são formuladas políticas públicas voltadas à educação e à melhoria do sistema educacional brasileiro. Além, é claro, de garantir a divulgação de dados e informações confiáveis referentes à educação brasileira. Essas informações são públicas e podem ser encontradas no portal do instituto: http://www.inep.gov.br/.

Segundo informações do site G1 Notícias desde quarta-feira (7), os candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que ainda não visualizaram seu local de prova estão recebendo emails do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) pedindo para que acessem os dados. Os cartões de inscrição estão disponíveis no endereço enem.inep.gov.br/participante. Para verificar as informações é necessário informar o número do CPF e senha.

O documento apresenta o endereço do local de prova, os dados do candidato e a opção de língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol).

Até às 8h da última quarta-feira, o sistema registrava 3.103.736 acessos de participantes ao cartão, o que representa 40% do total de 7.746.118 de inscritos.

ENEM INEP
Como o Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado em diversos processos seletivos e programas do governo, nem todos sabem, mas seu maior objetivo é avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro. Dessa forma, nada mais lógico do que ser o INEP a formular a prova e analisar os dados após os resultados. O Inep é responsável por diversas outras provas também, como o Saeb, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, mas hoje vamos nos focar no ENEM.