Webmail

Educação Infantil entra na caçada ao mosquito da Dengue

29 de Fevereiro, 10:58

Com o projeto Xô Dengue, as crianças da Educação Infantil do Centro de Educação Básica São José na sexta-feira, 26 de fevereiro, mais um dia de ação nacional de combate ao Aedes, se mobilizou na caçada ao mosquito. Foram várias ações que compreenderam mutirão de limpeza e apresentação teatral.

As ações do projeto foram realizadas pelas turmas do período matutino e vespertino das professoras, Alyne, Ana Paula, Deonilde, Marlete, Kátia, Leosani, Lucia e Joice. A primeira parte dos trabalhos com as crianças foram de orientações de como combater o mosquito, por meio de teatro e mutirão de limpeza. De forma lúdica, cada professor elaborou um acessório alusivo ao mosquito, para as crianças participarem das ações do projeto.

Para transmitir a mensagem do projeto Xô Dengue, a professora Alyne se caracterizou de mosquito e ilustrou a tentativa do mosquito botar ovos e de se reproduzir, mas para isso, contou com a ajuda da professora Ana Paula que demonstrou como armazenar corretamente e que tipo de lixo deve ser recolhido dos quintais para ser evitado o acumulo de água, sendo este o ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti. Outro teatrinho mostrou que a água da chuva é uma das responsáveis por acumular água e formar possíveis criadouros para o mosquito se reproduzir, por isso, é importante a cada chuva revisar o quintal para eliminar qualquer foco de água parada.

A professora Marlete também ensinou seus pequenos como armazenar corretamente o lixo que pode acumular água. Ela ilustrou com as embalagens que determinados tipos de lixo podem favorecer que o mosquito da Dengue se prolifere.

As crianças também colocaram a mão na massa na caçada ao mosquito. As professoras propositalmente espalharam pela escola embalagens que geralmente são locais favoráveis para a reprodução do Aedes, como latinhas e tampinhas. A tarefa era sair pela escola recolhendo todo o lixo que pudesse ser “casinha” do Aedes. Vestida de mosquito a professora Aline, juntamente com as outras colegas, auxiliavam as crianças na identificação dos materiais e no recolhimento de todo lixo que foi espalhado para a realização da atividade.