Webmail

Dia da árvore traz mensagem de conscientização à comunidade sorrisense

22 de Setembro, 20:50

Para marcar as comemorações do Dia da Árvore os alunos do Centro de Educação Básica São José, realizaram um pit stop por ruas e avenidas de Sorriso, fazendo um convite à comunidade para reflexão a respeito dos cuidados que podemos ter com o planeta.

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental II e o do 1º ano do Ensino Médio, acompanhados das professoras Luciana, Maria Amélia e da coordenadora Cleusa Veiga, nos intervalos de semáforos fechados posicionavam as faixas em frente aos carros para a conscientização dos motoristas trazendo a mensagem: “No dia da árvore o Centro de Educação Básica São José convida a comunidade de Sorriso a pensar no planeta”.

Mas, além de levar essa conscientização, os alunos também entregaram aos motoristas mais de 200 mudas de plantas nativas da região para a colaboração efetiva com o Meio Ambiente.

O Dia da Árvore veio a somar à campanha que está sendo realizada pela escola sobre a educação do trânsito: "O Trânsito só muda quando a gente muda: Todos por um trânsito melhor”. Enquanto alguns alunos entregavam as mudas, outros faziam panfletagem com um material produzido pela escola especialmente para a campanha do trânsito.

QUANDO COMEÇOU?

A árvore ganhou um dia especial, comemorado em 21 de setembro, em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da Primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.

Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.

 Fonte: Portal Brasil Escola