Webmail

Crianças da Educação Infantil se caracterizam em homenagem ao Dia do Índio

19 de Abril, 21:18

A data de 19 de abril simbolicamente é lembrada como o Dia do Índio porque nesta data foi realizado o I Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México em 1940. Por isso em países como o Brasil, México e Chile o dia é lembrado nesta data.

Como forma de homenagear a cultura indígena as professoras da Educação Infantil do São José com criatividade desenvolveram adereços para os alunos, desde cocar com plumas bem coloridas, colares em madeira, pintura no rosto, objetos decorativos com palitos e massinhas e até uma canoa com embarcação e remo.

Envolveram-se nestas atividades as professoras, Michele e Rosivânia, Talita e Ana Paula, Lúcia e Damires, Marlete, Alyne e Marinalva, Ana Paula e Jamária.

O índio no Mato Grosso

Em todo o Brasil, vivem, em 546 áreas, aproximadamente 330 mil cidadãos brasileiros indígenas, que falam 170 línguas. Em 1500, ano do "Descobrimento" estima-se que havia aqui em torno de 3 milhões de pessoas.
Atualmente residem no Estado de Mato Grosso mais de 28 mil índios de 38 etnias diferentes. Há indícios de outros 9 povos ainda não contatados e não identificados oficialmente.

O território Karajá que se estende por todas a regiões do Vale do Araguaia, entre os Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Pará, concentrando-se principalmente no Parque Indígena da Ilha do Bananal (TO), é onde se concentra a maior população do povo Karajá com 1.624 índios que fala a língua Macro-jê.

Em outras cidades como General Carneiro, Rondonópolis, Santo Antonio do Leverger e Barão do Melgaço é a segunda maior população com o povo Bororo, com 1030 indígenas que também fala a língua Macro-jê. Fontes: CIMI, ISA e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso