Webmail

Crianças da Educação Infantil comemoram o Dia do Circo

27 de Março, 18:32

As crianças do período matutino e vespertino com muita alegria comemoram nesta sexta-feira, 27 de março, o Dia do Circo. A data foi instituída em homenagem a um dos palhaços mais conhecidos do Brasil, o palhaço Piolim, que significa barbante.

Todas as turminhas preparam uma linda fantasia e apresentações para interpretar aos outros coleguinhas. Com ajuda das professoras, que capricharam nos adereços dos pequenos, o momento além de lúdico trouxe alegria, variedade de cores e muita diversão.

No fim das apresentações das crianças, as professoras Deo, Mara, Kátia e Ana Paula, as principais animadoras do espetáculo, realizaram uma divertida apresentação. A dramatização contou a história de um palhaço cuja missão era distribuir alegria às todas as crianças.

A festa do circo foi encerrada com uma foto da equipe de professores e com o agradecimento da coordenadora da Educação Infantil, a professora Cleusa Veiga, que acompanhou e narrou alguns momentos do espetáculo. A professora parabenizou suas professoras e auxiliares pela dedicação e capricho no preparo das atividades.

O Palhaço Piolim

O artista Aberlado Pinto recebeu apelido de Piolim porque tinha pernas compridas e também por sua magreza. Ele conduziu seu circo, de mesmo nome, por mais de 30 anos. Seu pai havia sido dono de Circo quando era ainda pequeno, época que aprendeu tocar violino e fazer acrobacias.

A data de comemoração foi instituída em razão do seu nascimento no ano de 1987, em Ribeirão Preto no Estado de São Paulo. Um dos maiores sonhos do palhaço era montar uma escola circense, para manter as tradições culturais e artísticas do circo, mas faleceu antes de concretizá-lo, aos 76 anos de idade em 1973. Piolim era engajado com as questões sociais e artístico sempre preocupado em divulgar a arte como forma de expressão cultural.