Webmail

Colégio São José inicia Trilha do Conhecimento com os professores

23 de Janeiro, 10:36

Com o objetivo de atualizar os professores que retornaram das férias, o Colégio São José promoveu a palestra com Paula Pedroso*, de Curitiba. O primeiro dia da “Trilha do Conhecimento” começou com o tema “O professor do século XXI”. A recepção foi feita pelo Diretor, Emerson Castro Rosa, e coordenadoras.

Paula frisou que, “como professores, num mundo complexo, volátil, incerto e ambíguo (VUCA), somos mediadores de conhecimento. E, para dar conta deste desafio, precisamos exercitar a atenção e presença plenas, bem como um olhar sensível e atento para as crianças e jovens”.

Em sua explanação, disse aos professores que ”se nas relações humanas só entregamos o que temos (não há compra a crédito), precisamos aprender a nos cuidar. Autoconhecimento, autoconsciência são movimentos primordiais para a construção e manutenção de um clima socioafetivo favorável às aprendizagens, transformações e  desenvolvimentos da vida”.

A escola, além de ser lugar de aprender, é lugar de pertencimento, acolhimento e segurança. A respiração diafragmática, a automassagem, o autocuidado como um todo e a consciência de que juntos somos muito mais do que a soma das partes, nos proporciona a segurança necessária para construir espaços educativos que fazem a diferença na vida de cada professor, aluno e família que compõem a Escola São José.

 

*Formação: Paula Pedroso, psicóloga, educadora, psicodramatista, psicopedagoga, biopsicóloga, educadora sistêmica. Trabalha como psicoterapeuta clínica, coordenadora pedagógica, professora de pós-graduação, consultora e formadora do Laboratório de Inteligências Múltiplas (LIM).