Webmail

Alunos realizam apresentações para marcar o Dia do Folclore

24 de Agosto, 15:35

Para lembrar essa tradição do País, na sexta-feira, os alunos da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental I e II, realizaram várias apresentações para relembrar as mais tradicionais e conhecidas histórias e lendas de nosso folclore. Músicas que lembraram sobre o Saci-Pererê, o pintinho amarelinho, dona aranha assim como outras canções sobre o caranguejo que não é peixe e a tradicional lenda do bumba meu boi, ilustraram essas tradições folclóricas no nosso País.

O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural.

VOCÊ SABIA?

Que a palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente. O surgimento da data se deu através do arqueólogo inglês William John Thoms, onde o mesmo resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres. Para isso, William não usou seu nome, mas o pseudônimo de Ambrose Merton, pois temia não ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore.

Fonte: Site Brasil Escola