Webmail

Alunos do 5º ano viajam rumo ao Pantanal

27 de Agosto, 17:05

Há mais de dez anos o Centro de Educação Básica São José realiza a esperada viagem ao Pantanal Mato-grossense com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. A aventura este ano foi no dia 9 de setembro e faz parte do belo projeto “Aventura do Conhecimento”, que surgiu da necessidade de mostrar aos alunos questões de proteção ambiental, como a preservação e também sobre valores históricos do Estado.

Dias que antecederam a viagem os alunos participaram de uma palestra orientativa sobre os locais que serão visitados compreendendo questões de meio ambiente, vegetação, fauna e flora. Para passar estes conhecimentos os alunos receberam a visita da engenheira agronôma, Regina Forne, que vem à escola palestrar há mais de cinco anos, nos dias que antecedecem a viagem. Como retribuição os alunos apresentaram à Regina, a paródia de uma música do Pescuma e Henrique & Claudinho, que será o tema da viagem deste ano e com uma linda orquídea.

A região visitada por alunos e professores fica no município de Poconé, localizado a 110 km de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. Para a professora Luciana o projeto é lindo e enriquecedor. “É uma forma transformar informação (dos livros) em conhecimento, por meio de uma experiência inesquecível de uma viagem que percorre desde a nascente do Rio Paraguai ao Pantanal”, relata a professora Luciana.

A conscientização de preservação e a observação da beleza são feitas durante toda a viagem, bem como informações históricas, são transmitidas pelos professores e guias locais. Para a coordenadora pedagógica, a professora Monica Machado Frozza, essa conscientização alimenta as ações pedagógicas do Projeto, considerando o ambiente em que vivemos seus elementos físicos e biológicos e o modo de interação das pessoas e da natureza.

AMBIENTE PARA APRENDIZAGEM

De acordo com informações do projeto esse objetivo é alcançado a partir de situações de aprendizagem, de forma a proporcionar aos alunos oportunidades de utilização do conhecimento sobre o meio ambiente visto em sala de aula, para compreender a realidade e atuar sobre ela. “Essa proposta promove também a troca de experiências entre professores e alunos, criando assim um ambiente significativo de aprendizagem”, explica a professora Mônica.

Outros objetivos do projeto Pantanal – Aventura do Conhecimento também trabalham a questões da diminuição e produção de lixo praticando os 5Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, ressaltam também a importância de valorizar a diversidade natural, adotando posturas de respeito aos diferentes aspectos e formas do patrimônio natural, étnico e cultural e ainda a proteção e valorização da biodiversidade e a identificação das diferentes formas de relevo e vegetação encontradas na viagem.

Projeto Aventura do Conhecimento

Paródia da música: É bem Mato Grosso

Composição: Pescuma, Henrique & Claudinho

 

É no Pantanal

É em Poconé

 que verei muitos bichos                                                  

arara, macaco e também

  o jacaré

É no Pantanal

divertidos passeios,  sem muitos rodeios

uma beleza natural

 É em Poconé

 passeio em tra-trem

 corixo, ipê, urubu

 

 É no Pantanal

sibipiruna, embaúba

oiti e tuiuiu  

                                    

E no Pantanal

lindas paisagens

aguapés fenomenais

roda de viola

danças muito mais

 

É no Pantanal

belos ipês

o Rio Paraguai

o homem pantaneiro

como não se viu igual

 

É no Pantanal

o entardecer mais lindo que há

 tereré bem geladinho

que  faz a gente refrescar

 

É no Pantanal

emoção e aprendizado

ninguém vai ficar parado

até o passeio terminar.

 

É no Pantanal