Webmail

Valorização dos idosos

07 de Novembro, 15:44

Com o objetivo de resgatar a valorização dos idosos, o CEBSJ realizou na última semana, em todos os segmentos, algumas ações com os alunos a respeito dessa temática. Na Educação Infantil, as turminhas realizaram atividades e falaram sobre suas vivências com os avós. Já os estudantes do Ensino Fundamental I, contemplaram filmes educativos acerca do tema, realizaram a leitura e reflexão de textos e imagens, construíram cartões e painéis para os avós, ou idosos próximos, além de gravarem vídeos carinhosos para eles. A turma do 4º ano B realizou um momento valioso de partilha com Rosana Cappellari, avó da estudante Laura, em que ouviram os relatos de uma linda história de vida e de superação, pois ela é uma das pioneiras de Sorriso. Ademais, o palco do novo espaço de convivência foi o cenário para rodas de conversa, onde os 5º anos A e B abordaram diversos assuntos com a Tia Fátima e a com a Tia Helena, ambas funcionárias da Fundação Claudino Francio há muitos anos.
Com o intuito de despertar a importância e a valorização dos idosos, nos dias 23 a 27 de Outubro o CEBSJ disponibilizou para os alunos do Fundamental II, dos 6°s aos 8°s anos, um momento para esta pratica. Os estudantes realizaram uma chamada  de vídeo, ligaram para os seus avós  para lhes dizer o quanto são  importantes, especiais e amados. Foi um momento muito especial e de muita emoção para todos que participaram e presenciaram o momento. Já os alunos do Ensino Médio participaram de um bate papo com o Coordenador do Curso de Direito da FACEM, Gláucio Garcia Coutinho, o qual abordou a temática sobre os direitos dos idosos, apresentando a Lei 10.741/2023, que ficou conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa.  Na ocasião, Gláucio trouxe dados sobre as regiões de maior concentração de idosos em nosso país e estatísticas de crescimento dessa parcela da população até o ano de 2050, esclarecendo dúvidas e promovendo a disseminação do conhecimento entre os estudantes para que sejam replicadores das informações.