Webmail

São José se prepara para os festejos juninos

24 de Junho, 20:31

A decoração junina dos corredores e salas de aula é o início dos trabalho de professores, auxiliares e alunos para as comemorações dos festejos juninos e julhinos do Centro de Educação Básica São José. Além das decorações e lindos paineis produzidos pelas auxiliares e professores os alunos também estão trabalhando nesta linha de produção com confecção de bandeirinhas, bonecos, mini-fogueiras, balões, bonecos caipiras e muitos mais com o auxlílio da professora Mara, nas aulas de artes. Alguns enfeites e paineis podem serem conferidos nas imagens.

... e viva São João!

Junho é o mês para participar de uma das mais populares tradições brasileiras, a festa junina. Ou festas juninas, no plural, já que são comemorados durante o mês os dias de três santos que inspiraram a celebração: Santo Antônio, no dia 13, São João, no dia 24, e São Pedro, no dia 29 de junho. A proximidade entre as datas faz do mês um dos mais festivos do calendário brasileiro.

A festa junina foi trazida para o Brasil pelos portugueses no período da colonização. Antigamente, a festa era conhecida como joanina, em homenagem a São João. Em partes da Europa, antes mesmo de o mês estar ligado aos santos, festas pagãs celebravam Juno, deusa da fertilidade, com fogueiras e festejos, em comemoravam à chegada do verão no hemisfério norte. Em solo brasileiro, as festas juninas ganharam características locais, incorporando tradições (como danças e alimentos) de matriz africana e indígena. Fonte: Portal Brasil