Webmail

Professores interagem na Semana Pedagógica do 2º bimestre 2015

27 de Julho, 12:43

Os professores do Centro de Educação Básica participam da Semana Pedagógica para o início das aulas do 2º semestre letivo do ano de 2015. Como de costume as atividades desta semana, cujo objetivo e trabalhar na organização e planejamento do próximo período, antecedem a semana do início das aulas que se dará no próximo dia 3 de agosto.

Nesta segunda-feira, a recepção aos professores foi com café da manhã seguida por uma dinâmica em grupo para com fim de estreitar relacionamento e amizade, ministrada pela psicóloga Suellen Brandt. Na sequência ela realizou mais um trabalho com os professores, com a finalidade de despertar o cuidado a respeito das questões de avaliação e interpretação pessoal do outro e das situações no cotidiano escolar e da vida como um todo, fora do ambiente de trabalho. Cada grupo de professor pôde, ao final, fazer seus comentários a respeito da dinâmica. "Em toda situação devemos nos policiar para não fazer um julgamento precipitado de alguém ou de um fato dentro sala de aula ou relação ao outro. Agindo com mais cautela, diante das situações do nosso dia a dia, levaremos a vida com mais leveza",  avalia Suellen.

A vice-diretora do São José, Olívia Coldebella, no final da atividade fez suas considerações. "Essa dinâmica foi fundamental para aprendermos identificar e interpretar os aspectos positivos e negativos de alguma situação, sendo fundamental o comportamento de disseminar coisas boas e ter cautela ao transmitir alguma informação", relatou Olívia pontuando que todos os professores podem e devem contar com ajuda da equipe de professores, coordenação e direção da escola, para o auxílio em alguma situação de dificuldade.

EDUCAÇÃO E O PROFESSOR

A manhã foi de mais atividade com a coordenadora da Educação Infantil, professora Cleusa Veiga, e com coordenadora do Ensino Fundamental I, professora Mônica Frozza Machado. A atividade a partiu de um texto proposto trouxe a reflexão a respeito de "Como é ser um professor?", destacando quão importante é seu papel na sala de aula e como se tornar um educador de sucesso. Para a professora Cleusa, apesar de este assunto ser bastante debatido, sempre há o que aprender e a discutir a respeito deste tema. “O professor é o artista da Educação”, afirma.

No decorrer do dia e demais dias da semana a equipe de professores do São José participará de várias oficinas, palestras sobre temas atuais e interessantes a respeito do dia a dia escolar e processor de aprendizagem. Alguns deles são; Inclusão Escolar e Humanização, Erros de Zorzi, Problemas do Processo Educativo, Foco e Concentração para uma aula excelente, Mediação Escolar e Dificuldade de Aprendizagem e suas Intervenções. entre outros temas.

Também faz parte da semana pedagógica a parte de planejamento e organização de material dos professores junto de seus coordenadores de acordo com horários da programação.