Webmail

Dia de recreação no parque promove interação e bem-estar

19 de Maio, 11:27

Em dias de recreação no parque de diversão há o maior frisson entre as crianças da Educação Infantil do Centro de Educação Básica São José. Haja controle e jogo de cintura dos professores e auxiliares para organizar essa turminha que adora se divertir e se relacionar com amiguinhos nos vários brinquedos que estão ao ar livre bem em frente das salas de aula.

Para promover as brincadeiras e controlar os pequenos, a estratégia começa ainda na sala de aula. “Só vai para o parque quem ficar quietinho, fazer fila na cordinha e não correr.”, assim diz a professora Leosani França momentos antes de sair com os pequenos para este momento de lazer que também é uma oportunidade de trabalhar o desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social entre os alunos, e são estes uns dos objetivos da escola que são trabalhados com as crianças da Educação Infantil.

De acordo com informações de artigos publicados por acadêmicos de Educação Física o objetivo da recreação é também fazer com que o aluno relaxe, gaste energia e também melhore suas relações interpessoais, sendo estas formas também de aprender, de instruir e de comunicar algo.

As atividades de recreação não apenas no ambiente externo como no interno, com outras de atividades como pintura desenho etc, trabalham também no aluno o domínio de si, a disciplina, a observação, reflexo e paciência, dessa forma o aluno acaba por desenvolvem em tudo que realiza, bons hábitos.

Bem-estar físico para todos

Por meio dos projetos de iniciação ao esporte e à cultura a escola oferece atividades extras para o pleno desenvolvimento de todos os alunos, desta forma trabalha, além dos conteúdos, o bem estar físico e emocional, promovendo a integração e o respeito aos valores humanos, à arte e à cultura. Para tal disponibiliza o campo de futebol, o ginásio de esportes, a pista de atletismo, as salas de aula, a piscina e a sala de psicomotricidade com tatame, a academia de ginástica.