Webmail

Acusação ganha causa no 10º Júri Simulado do C. E. B José

29 de Abril, 21:43

Por quatro votos a três o médico que aplicou a injeção letal no paciente (Ramón Zampedro), que ficou por quase 30 anos em estado vegetativo, foi considerado culpado pelos alunos realizaram a acusação da 10ª edição do Júri Simulado do Centro de Educação Básica São José.

Este ano os alunos do 3º ano do Ensino Médio do São José escolheram o tema Eutanásia (Direito à morte) baseado no filme Mar Adentro. O filme conta a história de Ramón Sampedro (Javier Bardem) que luta para ter o direito de por fim à própria vida. O júri foi às 19h na Câmara Municipal de Sorriso.

Os 14 alunos, divididos em dois grupos, de meninos e meninas, realizarão as apresentações seguindo a seguinte composição. A promotoria composta pelos alunos: Lucas, Pedro e Gustavo e a defesa pelos alunos Marcos, Victoria e Felipe. O juiz que conduziu os trabalhos foi o aluno Luiz Antônio Veiga Lima acompanhado da escrivã, a aluna, Sarah Porto Padovani David. Integram ainda a defesa os alunos; Rafaela e Marco Aurélio Surdi Filho e a acusação que venceu a causa do júri foram os alunos João Luiz, Andreia Natalia e Pedro Luís.

Na juventude o personagem do filme sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.

Segundo a professora, a partir da pesquisa sobre o tema Eutanásia e a produção de perguntas em torno dos temas os alunos dos dois grupos conseguiram com segurança ter argumentos para realizar a defesa ou a acusação do caso. “O aprofundamento na pesquisa e o estudo em torno dos assuntos envolvidos é o que garante a qualidade e segurança na apresentação dos nossos alunos, no caso sobre a decisão do paciente acamado há muitos anos decidir, junto com o apoio da família, interromper sua vida”, comenta a professora Maria Amélia, responsável e idealizadora da atividade que teve cobertura e repercussão da impressa local de televisão e na internet em site de notícias a nível regional.

Veja as imagens e a noticia na imprensa no link:

http://www.expressomt.com.br/matogrosso/10-edicao-do-juri-simulado-do-c-e-b-sao-jose-tratara-sobre-eutanasia-129330.html