Webmail

Ação de conscientização e combate à violência contra a mulher

26 de Março, 17:30

Mobilizados pela iniciativa do Ministério Público (MP) sobre a temática do combate à violência contra a mulher, no mês de março, o CEBSJ organizou diferentes práticas de ensino pautadas em momentos de discussão e reflexão que, mediante uma educação pautada nas vivências, desempenhou um papel fundamental na formação de valores e atitudes dos alunos. 


Como se trata de um assunto cada vez mais atual em nossa sociedade, abordar a violência contra a mulher amplia o gesto de conscientização sobre as diferentes formas e impactos que determinadas ações negativas podem trazer para o nosso meio social. Portanto, englobando todos os segmentos, modalidades e etapas da educação básica, as escolas tornam-se capazes de promover uma cultura de respeito mútuo que poderá moldar uma população mais igualitária e justa.


Na esteira dessa ideia, com o objetivo de contribuir para o conhecimento das disposições legais e incentivar a reflexão crítica sobre o tema entre estudantes e profissionais da educação, a ação desenvolvida no CEBSJ teve seu foco na valorização da mulher.


Para tanto, pensando na organicidade do tema e atentando-se para as disposições das reflexões articuladas em todos os segmentos, num momento voltado para os docentes, estes tiveram uma capacitação com a psicóloga Juliana Rossatto, a qual trouxe o papel da mulher no século XXI, seus anseios, a necessidade de uma rede de apoio e seu lugar na sociedade. Dentro da temática abordada, ao articulá-la com a primeira etapa da educação básica, os professores e alunos da Educação Infantil realizaram atividades, rodas de conversas e brincadeiras que enfatizaram o respeito, o carinho e a empatia que devemos ter com todos ao nosso redor.  

Já os estudantes do Fundamental I, pensando na dinâmica dos anos iniciais, refletiram sobre a importância do respeito às diferenças, do amor e do cuidado que temos que exercer com o próximo, assim como o comportamento assertivo diante de qualquer eventualidade. E essa sensibilização aliada ao despertar da consciência  ocorreu por meio de atividades pedagógicas pautadas em rodas de conversa, músicas, vídeos, contação de histórias e mensagens.  Após a reflexão, os participantes confeccionaram cartinhas, frases e desenhos que compuseram os murais da escola. 


No ensino fundamental II, dos 6ºs aos 8ºs anos, cuja etapa escolar pauta-se no objetivo da formação básica do cidadão, os alunos tiveram um momento de conversa com a Coordenadora, abordando a necessidade do respeito como atitude primordial contra os cenários de violência, para que se crie um processo de conscientização, promovendo a igualdade e a construção de uma sociedade na qual as mulheres possam viver sem medo e com dignidade. Após esse momento, foi entregue um lacinho lilás para as meninas remetendo à ação de prevenção da violência contra a mulher.


Em sala de aula, os estudantes do 9° ano e do Ensino Médio fizeram análises de letras de músicas que trazem a figura da mulher de forma pejorativa, fazendo contraponto com notícias divulgadas na mídia que tratam sobre a violência contra a mulher e as relações afetivas. Nessa prática pedagógica, os alunos analisaram de forma crítica as informações recebidas, questionaram pressupostos e examinaram diferentes perspectivas sobre o tema, reconhecendo a existência e a importância do tema em questão em suas vidas ou na sociedade.


Ademais, no intuito de valorizar a figura feminina, os estudantes do Ensino Médio ainda prestigiaram a exposição “Feminiliarte: Mulheres em Tela”, da artista plástica Jéssica Escobar, no Centro Histórico Cultural Benjamin Raiser, com o objetivo de contemplar as obras expostas tendo como ponto de partida a reflexão sobre a importância da emancipação e valorização da mulher na sociedade.


Diante do exposto, o CEBSJ buscou proporcionar um mecanismo de conscientização que envolve uma jornada de aprendizado e reflexão, a fim de conduzir os estudantes a desenvolverem uma compreensão mais profunda e uma consciência mais informada sobre a violência contra a mulher e a valorização desta em nosso seio social.


Assim, buscando potencializar mudanças significativas em atitudes e comportamentos, os alunos demonstraram internalizar gradualmente o conhecimento adquirido em suas visões de mundo e em seus valores pessoais, desenvolvendo uma visão mais profunda e uma atitude mais informada em relação ao assunto.