Valores


 A escola São José realiza, desde 2013, durante o ano letivo, o projeto ‘Valores Humanos’. O objetivo é propiciar o desenvolvimento de virtudes indispensáveis à formação humana, intensificar o trabalho de valores, consciente do papel social da escola, de modo a oportunizar as reflexões e atitudes que visam o bem estar dos cidadãos e ao fortalecimento da autonomia dos homens.

 Quinzenalmente, são trabalhados temas ‘geradores’, em cada segmento e turmas, adequando a metodologia a cada contexto, utilizando: contação de histórias, fantoches, dramatização, leitura de livros da biblioteca que abordam o tema trabalhado, música, cartazes, realização de dinâmicas, filmes, atividades cotidianas com produção de textos no caderno, acrósticos, leitura, análise e discussão em grupo.

O DESAFIO DO EDUCAR

Educar é uma tarefa das mais difíceis. Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e, com base nelas, seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes. Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum.

A escola se tornaria vazia e ineficiente caso se omitisse de resgatar certos valores "adormecidos" na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral dos alunos.