Meio Ambiente


 

 

O que poderia melhorar no ambiente da escola através das ações dos alunos? A partir desta questão, a equipe de professores do Centro de Educação Básica São José se reuniu e organizou um cronograma de ações adotado ao longo do segundo semestre do ano letivo de 2013.

Em setembro, os alunos do 7º ano, desenvolveram o tema ‘Desperdício e reutilização de alimentos’, que envolveu a produção de um livro de receitas apresentado durante uma degustação.

Em outubro foram programados os temas ‘Artesanato com materiais recicláveis’ que envolveu alunos do 6º ano.

Já os alunos da 7ª série abordaram a ‘Compostagem’.

A ‘Reciclagem de papel’ foi um passo importante desenvolvido pelos alunos da 8ª série, envolvendo ações como o recolhimento, a reciclagem e a venda.

   Os estudantes do 1º ano do Ensino Médio vêm promovendo, desde 2013, a ‘Patrulha do Lixo’, uma equipe que cuida dos corredores da escola, das salas de aula, da coleta seletiva dos restos do recreio, acompanha e orienta toda a escola sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

E, finalmente em novembro, o 2º ano investiu na ‘Produção de detergentes biodegradáveis’.

Durante o desenvolvimento dos temas, os alunos pesquisaram os assuntos na comunidade, em revistas e na internet. Cada grupo teve à disposição um notebook, fundamental para o planejamento e desenvolvimento do trabalho. Todos os resultados foram apresentados para a escola em forma de seminários ou exposições, momento em que os alunos demonstraram todo o conhecimento adquirido.