O Psicólogo escolar deve ser um agente de mudanças dentro da instituição-escola. A escola São José investe na saúde emocional do seu filho e para tanto conta com o apoio de uma profissional da área, Rosely Lottermann .
QUESTÕES RELEVANTES SOBRE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA ESCOLAR
- O que é a Psicologia Escolar?
A psicologia escolar é o ramo da psicologia que estuda o processo ensino/aprendizagem e os processos que podem dificultar essa aprendizagem. Trabalham-se os aspectos do desenvolvimento do ser humano, bem como o processo de escolarização, envolvendo todos os possíveis participantes do mesmo.
- A psicologia escolar é uma ciência nova, como ela é aplicada dentro da instituição escola?
O psicólogo atua diretamente nas áreas envolvidas com o aprendizado, ou seja, identifica, com o auxilio ou não do professor e coordenador, possíveis dificuldades de/no aprendizado, levando em consideração a fase de desenvolvimento, buscando alternativas e ferramentas com o objetivo de alcançar o sucesso escolar.
É responsabilidade também do psicólogo escolar a inclusão de pessoas com deficiências, formação continuada de professores, políticas públicas em educação entre outras.
- Quais são os trabalhos desenvolvidos pela psicóloga da escola São José?
Entre os mais diversos serviços prestados pela psicóloga, podemos mencionar intervenções com o professor, com o aluno, intervenções no currículo escolar, com a família, enfim com todos os possíveis envolvidos no processo de aprendizagem.
Desenvolvimento de projetos e atividades de acordo com a demanda apresentada, como exemplo, o projeto de educação sexual, bullying etc.
- Inclusão de alunos com deficiência.
- Formação continuada com os professores.
- Observação em sala de aula.
- Orientação profissional.
- Orientação de pais e alunos, entre outras.
- São realizados atendimentos individuais na escola?
São realizados atendimentos individuais quando há procura por parte do aluno, quando mediante uma conversa com os responsáveis se perceba a necessidade de um acompanhamento, quando o coordenador, professor e/ou pais, identificando alguma mudança de comportamento ou queixa do aluno, solicitam a possibilidade de ser realizado atendimento e também quando se percebe sintomas que possam indicar sofrimento psíquico.
Deve-se ressaltar que são realizadas orientações e acompanhamentos de alunos e pais, porém não cabe ao ambiente escolar realizar psicoterapia, quando necessário, encaminha-se para acompanhamento fora da escola.
- Como são realizados esses atendimentos?
Esses atendimentos são realizados de forma individual, utilizando técnicas competentes ao profissional de psicologia para se atingir o objetivo desejado, podendo variar de acordo com a fase de desenvolvimento e queixa apresentada.
São realizados encontros breves, durante o horário de aula, bem como observações e intervenções pontuais, caso necessário.
- Enquanto pais, o que se deve observar no comportamento dos filhos que possa indicar necessidade de acompanhamento da psicóloga na escola?
Um dos principais sintomas apresentados é a mudança no desempenho escolar. Criança/adolescente que tirava notas consideradas “boas” começa a apresentar notas diferentes do seu hábito, crianças/adolescentes que gostavam de participar de eventos da escola incluindo treinos esportivos e apoios não demonstra mais interesse, quando apresenta comportamentos diferentes do que tem costume de apresentar diante de algumas situações, apresenta comportamentos agressivos consigo e com os outros, isolamento social, entre outros.
Esses são alguns comportamentos, não se restringindo somente a eles e também não se deve considerá-los de maneira isolada, visto que, comumente apresentamos variações de comportamento e humor.