Apoio Pedagógico


Em nossa escola você pode contar com Apoio Pedagógico e acompanhamento de profissionais da área da Psicologia e Fonoaudiologia. Aqui os alunos são constantemente avaliados por meio de teste de sondagem, para verificar se a aprendizagem está ocorrendo de forma satisfatória e esperada.

Além da fonoaudióloga e da psicóloga, a escola oferece apoio educacional permanente em todas as disciplinas que o aluno apresentar dificuldades de aprendizagem. A família é comunicada sobre os horários em que a criança frequentará estes apoios pedagógicos e sobre o seu desenvolvimento.

 

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA ESCOLA

Muitos são os motivos que levam uma criança a ter dificuldades no aprendizado escolar. Entre elas podemos citar distúrbios que afetam a linguagem escrita como: dislexia, TDHA, discalculia, DEL entre outros. Também existem dificuldades psicológicas que afetam disposição e o entusiasmo da criança para a convivência no âmbito de sala.

Em todos os casos acima citados o professor deve estar assessorado para auxiliar no desenvolvimento do aluno. É importante diferenciar dificuldades comuns, sobre novos conteúdos, de dificuldades persistentes, situações que fogem da rotina e que afetam o desenvolvimento da criança.

Uma equipe com pedagoga, fonoaudióloga e psicóloga, além da professora de classe, poderá levantar hipóteses para a causa dos problemas, fazendo discussões e traçando soluções para cada aluno individualmente.

As triagens também poderão ser discutidas e posteriormente repassadas aos pais como orientações e encaminhamentos quando necessário.

 

APOIO ESCOLAR

O apoio pedagógico é mais uma chance de derrubar barreiras para a aprendizagem.

Aprender é uma condição inata do ser humano, desde que nascemos aprendemos muitas coisas, vendo, ouvindo e experimentando. A maior parte do que sabemos nos foi passado de maneira informal, com a convivência familiar e com estímulo das pessoas que nos rodeiam. Quando pensamos no aprendizado da leitura e da escrita, este contexto muda. A criança entra na escola e é exposta a estímulos planejados e seqüenciados, ela precisa reter, organizar e armazenar muitos conteúdos para ter uma base forte para uma vida escolar longa e cheia de exigências.

O problema é que nem todos os alunos têm facilidade na aquisição da linguagem escrita e, nesta hora, a escola deve estar preparada para auxiliar o aluno e sua família a planejar estratégias para que possam superar as dificuldades. A escola não deve transferir a resolução dos problemas somente a profissionais fora do âmbito escolar, ela deve ser parceira e fazer a sua parte dando ao aluno a oportunidade de experimentar novos métodos, adaptações, repensando seus métodos de ensino.

No São José, oferecemos aos nossos alunos com dificuldades de aprendizagem o apoio pedagógico no horário contra turno ao que o aluno estuda. Este é realizado pelas pedagogas Luciana e Luciana sob a orientação da fonoaudióloga Suelen Gindri Sirqueira, especialista em dificuldades de leitura e escrita e tem como característica atividades direcionadas e diferenciadas, preparadas especialmente para cada aluno após o estudo de cada caso. Os alunos são selecionados através dos testes de sondagem e do encaminhamento da professora de sala. Muitas vezes, quando ainda se faz necessário uma ajuda profissional como de psicóloga, psicopedagoga e fonoaudióloga, a escola mantém contato com o profissional para auxiliar da forma que for necessário o aluno e, juntos, poderem potencializar a eficácia do tratamento.

É muito importante a parceria de todas as pessoas envolvidas no processo ensino aprendizagem e a escola São José sabe da importância da qualidade escolar e investe em sua equipe pedagógica.

Por Suelen Gindri Sirqueira - fonoaudióloga do Centro de Educação Básica São José