Webmail

O município de Sorriso está situado na região Médio Norte de Mato Grosso, no km 742, da rodovia federal BR 163, também conhecida como Cuiabá-Santarém. Estamos a 412 km da capital, Cuiabá.

Sorriso é fruto de um projeto de colonização privada, com a maioria absoluta da sua população constituída por migrantes provenientes da região sul do Brasil. O principal colonizador foi o catarinense Claudino Francio que, em 1977, dirigindo a Colonizadora Feliz, fundou o povoado de Sorriso.

Claudino também criou a Fundação Educacional Claudino Francio, mantenedora de nossa escola. Desta forma, a história da Fundação Educacional Claudino Francio confunde-se com a própria história da colonização e do povoamento da região Centro-Norte do Estado de Mato Grosso.

Sorriso nasceu na época da expansão brasileira em direção à Amazônia. Em decorrência dos incentivos dos governos militares para a colonização e a ocupação da floresta tropical, conhecida como Amazônia Legal, nasceu o município de Sorriso no final da década de 70. Somos uma mistura de raças, mas estima-se que 50% (cinquenta por cento) do nosso povo têm raízes sulistas.

Em 13 de maio de 1986, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso aprovou e o governo estadual, através da Lei 5.002/86, elevou o então Distrito de Sorriso à categoria de município, desmembrando-o dos municípios de Nobres, Sinop e Diamantino. A cidade é considerada a Capital Brasileira do Agronegócio.

O Centro de Educação Básica São José foi a primeira escola privada criada no município de Sorriso, no ano de 1985, pela Fundação Educacional Papa João Paulo I, hoje conhecida como Fundação Educacional Claudino Francio.