Webmail

Vote na enquete para o cardápio do Arraiá 2014

27 de Maio, 16:37

Prezados pais, familiares e amigos do Centro de Atenção Básica São José, dia 6, a partir das 19 horas é o nosso tradicional Arraiá 2014! Quer opinar para o cardápio de nossa festa? Então vote na enquete logo abaixo no site (parte inferior) e escolha o alimento que você acredita não poder faltar na mesa dos festejos juninos! Sua participação é importante! Saiba mais sobre a festa na matéria: http://www.cebsj.com.br/noticia/arraia-do-sao-jose-2014-e-6-de-junho.

Um pouco de história sobre as Festas Juninas

Festas Juninas! é assim que chamamos no Brasil as festas comemoradas no mês de junho em homenagem a três Santos Cristãos: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29), onde não podem faltar fogos de artifício, fogueiras, barraquinhas, comidas de milho, pé-de-moleque (o bolo de São João), bebidas como o quentão e danças típicas. Já nas cidades grandes as festas juninas acontecem, principalmente, em escolas, igrejas, clubes e bairros.

As festas juninas são comemoradas no Brasil desde o século XVI, trazidas pelos portugueses. Ao longo dos anos tais comemorações sofreram muitas adaptações em nosso país. No Nordeste, por exemplo, essa festa é tão tradicional que no dia 23 de junho, depois do meio-dia, em algumas localidades ninguém trabalha. No Estado de Pernambuco, troca-se o feriado de Corpus Christis para o dia de São João. Enfeitam-se as casas, lojas, sítios e ruas com bandeirinhas coloridas para a grande festa da véspera de São João. Na maioria das casas monta-se uma fogueira na porta, onde se assa batata-doce e milho. Em torno dela sentam-se os familiares e os vizinhos de fogueira. Alguns montam um arraial e em arraial que se preze tem que ter forró e gente vestida de matuto, com direito à encenação de casamento caipira e tudo mais.

Fonte: Observatório Feminino Ana Karla Gomes