Webmail

Turmas do 5º ano visitam Pantanal Mato-grossense

31 de Agosto, 19:55

O Centro de Educação Básica São José realizou mais um ano a esperada viagem ao Pantanal Mato-grossense com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, turmas A e B. A aventura este ano foi de 27 a 29 de agosto de 2016 e faz parte do belo projeto “Aventura do Conhecimento”, que surgiu da necessidade de mostrar aos estudantes questões de proteção ambiental, como a preservação e também sobre valores históricos do Estado.

Dias que antecederam a viagem os alunos participaram de uma palestra orientativa sobre os locais que serão visitados compreendendo questões de meio ambiente, vegetação, fauna e flora. Para passar estes conhecimentos os alunos receberam a visita da engenheira agrônoma, Regina Forne, que vem à escola palestrar por vários anos consecutivos, nos dias que antecedem a viagem.

A região visitada por alunos e professores fica no município de Poconé, localizado a 110 km de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. Segundo a diretora do São José, Haide Gross, o projeto tem o objetivo aprofundar os conhecimentos cognitivos, de inter-relação, de autonomia, de organização, de solidariedade e principalmente de conscientização sobre as questões ambientais. “Os educandos, com esse projeto podem observar de perto a cadeia alimentar, as paisagens naturais e áreas de degradação no ecossistema do Pantanal”, explica a diretora.

A conscientização de preservação e a observação da beleza são feitas durante toda a viagem, bem como informações históricas, são transmitidas pelos professores e guias locais. Para a coordenadora pedagógica, a professora Monica Machado Frozza, essa conscientização alimenta as ações pedagógicas do Projeto, considerando o ambiente em que vivemos seus elementos físicos e biológicos e o modo de interação das pessoas e da natureza.

      “A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.” Aristóteles        

VEJA MAIS IMAGENS NA GALERIA DE FOTOS!