Webmail

Presidente do CAT fala sobre sustentabilidade na Escola São José

04 de Junho, 09:23

A presidente do Clube Amigos da Terra de Sorriso (CAT), Dudi Paiva, acompanhada da coordenadora do clube, Cristina Delicato, estiveram na Escola São José, na segunda-feira, 03, para falar sobre um tema sempre atual: a preservação do meio ambiente. O 6º ano A e B foram escolhidos para esta conscientização.

Acompanhada pelo Diretor da Escola, Emerson Castro Rosa, Dudi distribuiu a 6ª edição da cartilha “Amigos da Terra – Boas Práticas Que Preservam a Vida”. A cartilha faz parte do projeto de Educação Ambiental “Sorriso Vivo”, desenvolvido pelo CAT-Sorriso, que comemora seus 14 anos de existência, sempre trabalhando com foco na sustentabilidade agrícola, por meio de projetos sociais e ambientais, como o ‘Gente Que Produz e Preserva’, ‘Sorriso Vivo’, ‘Agroecologia’ e a Certificação RTRS.

A cartilha foi confeccionada por profissionais capacitados, que escreveram uma história em quadrinhos bem divertida e colorida, envolvendo o lobinho-guará chamado ‘Coringa’ - mascote do projeto “Sorriso Vivo”. O objetivo é trabalhar o lado lúdico das crianças, envolvendo os demais personagens: Lili, Macaco Prego, Tatu Bola e o Tucano, para ajudar a despertar a imaginação, a percepção e o aprendizado sobre a preservação do meio ambiente através de práticas simples e sustentáveis.

A presidente enfatizou o exemplo de preservação que algumas fazendas de Sorriso estão dando ao mundo. “Nesta edição da cartilha o foco são as boas práticas na agricultura, mostrando o resultado do trabalho do produtor rural em produzir com sustentabilidade e respeitando a legislação brasileira, bem como nos enquadrando aos padrões internacionais para a produção de alimentos com responsabilidade, denominado Roud Table on Responsible Soy (RTRS)”, disse.

As fazendas certificadas só podem usar defensivos aprovados pela certificadora. São produtos que não agridem o meio ambiente.

Dudi disse aos alunos que a responsabilidade também é deles, pois para preservar o meio ambiente é preciso ter hábitos que começam em casa, a exemplo de não jogar lixo no chão e economizar água.

Atualmente o CAT-Sorriso tem 25 fazendas certificadas com o selo RTRS, abrangendo uma área de 101.262 mil hectares.

Outras cinco famílias estão certificadas com o selo nacional de produtos hortifrutigranjeiros orgânicos (agricultura familiar).