Webmail

Grupo de meninas vence a 9ª Edição do Júri Simulado

06 de Maio, 15:56

 

O Grupo de meninas, responsável por acusar as ações do Governo Dilma, vence a 9ª edição.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do São José realizaram mais uma edição do Júri Simulado, que este ano avaliou o governo Dilma Roussef de 2010 a 2014, nas áreas da Educação, Desenvolvimento e Saúde. O grupo de meninas foi o vitorioso da “disputa”, que foi responsável por acusar o governo brasileiro.

Os 24 alunos, divididos em dois grupos, de meninos e meninas, realizaram as apresentações, na Câmara Municipal de Sorriso, dia 15 de abril a partir das 19 horas. A promotoria foi composta pelas alunas: Vanessa, Juliana, Gabriely e a defesa pelos alunos Thiago e Matheus. A Juíza que conduziu os trabalhos foi a aluna Victória acompanhada do escrivão Arthur Pesco.

Segundo a professora, a partir da pesquisa sobre o governo e a produção de perguntas em torno dos temas, os meninos com muita segurança realizaram a defesa e as meninas, que realizaram a acusação, o tempo todo procuraram argumentar a posição dos representantes da defesa do governo brasileiro. 

 

Importância da pesquisa - Criado em 2006, pela professora de História da Escola, Maria Amélia Rossi, o Júri Simulado já se tornou uma atividade tradicional cujo objetivo é incentivar aos alunos a desenvolverem o interesse pela pesquisa histórica e ainda exercitar a argumentação e o senso crítico.

Há nove anos na Escola, a professora conta que o tema foi escolhido em razão das discussões atuais em torno do governo e das eleições presidenciais deste ano. “Este tema é propício, já que nossos alunos já têm idade para votar, então, acredito que é um bom momento para aprenderem a pesquisar e a refletirem sobre temas políticos e a escola também é um espaço para isso”, avalia Maria Amélia.

 “Este é um trabalho em que os alunos se envolvem bastante, pois é uma forma de tornar mais atrativa o aprendizado da disciplina de História e foi por este motivo inicial, o que me motivou a desenvolver esse trabalho com os alunos”, conta a professora, destacando que por mais um ano, contou com a participação dos professores no júri e que a avaliação dos estudantes para atividade é feita a partir da desenvoltura, argumentação e pesquisa a respeito do tema proposto.