Webmail

Festa da Alfabetização do São José dos alunos do primeiro ano 2017 ilustrou a história do elefantinho Nino

27 de Novembro, 11:07

Os alunos do 1º ano do Centro de Educação Básica São José participaram sexta-feira, 24 de novembro, da Festa da Alfabetização 2017, às 19h no GESP. O evento comemora e marca o fim de uma trajetória e o início de um processo importantíssimo na vida escolar de qualquer estudante, o aprendizado da leitura e da escrita.

 A programação iniciou com um cerimonial para receber a equipe diretiva da instituição e professores. Na abertura discursou a diretora pedagógica do São José, Haide Gross, dando ênfase à importância da leitura e do conhecimento a todos independente da idade, com a leitura de uma linda história, chamando a atenção dos pais de crianças para este tema.

A adaptação da história para a peça de teatro contou com a participação da fonoaudióloga Suelen, das professoras Dilck, Eliane, Francieli, Mara e da então coordenadora Thais. A organização da festa, ficou por conta da coordenação do Ensino Fundamental I, a professora Monica Frozza Machado. Após a abertura, iniciou a apresentação dos alunos e homenagens. A festa foi linda, cheia cores, música e carinho dos alunos aos pais e seus professores, deixando-os orgulhosos com a graciosidade e talento dos filhos no palco da história.

O tema escolhido para este ano foi a partir do livro, “O Livro Mágico”, tradução de Heloisa Prieto e autoria de K. T Hao. A história foi contada por meio de teatro, cujos personagens foram os próprios alunos do 1º ano, que somaram 57 alunos, das turmas das professoras Dilck e Eliane e Franciele.

Um dos momentos de bastante emoção nesta festa, foi a homenagem que o aluno Arthur Chenet recebeu juntamente de seus pais. Em um grande coral com a professora Silvânia, os alunos das três turmas, dedicaram à ele e à família uma linda música. Arthur se recupera e já passa muito bem de um grave acidente, por descarga elétrica. Ele foi um dos personagens da história, sendo muito elegiado pelos professores pelo empenho e dedicação.

Sobre o livro

O livro fala do elefantinho Nino que sofre muito com sua dificuldade para dormir. Ele tenta uma porção de truques que conhece, vira de um lado, vira de outro e nada. Até que ele procura pela ajuda de um sábio, o macaco, que lhe entrega um livro. Mas Nino nem imagina os obstáculos que irá enfrentar até que o mistério por trás do livro lhe seja revelado.