Webmail

Escola São José participa da OBMEP

24 de Maio, 10:17

Os alunos da Escola São José fizeram nesta semana a prova da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática - OBMEP. A instituição inscreveu todos os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

- Estimular e promover o estudo da Matemática;

- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica;

- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores, contribuindo para a sua valorização profissional;

- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Segundo o diretor da Escola São José, Emerson Castro Rosa, a OBMEP é uma porta de entrada para grandes conquistas. “Esta gestão dará todo o suporte aos alunos que desejarem estudar matemática, pois é o primeiro passo para projetos maiores como a robótica, por exemplo”, afirmou.

A Escola São José é um dos três Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI) do Estado de Mato Grosso. Os alunos que estão cursando o 6º e 7º anos têm aula gratuita de matemática, aos sábados. Este projeto é aberto à comunidade e atraiu estudantes de escolas públicas para estudar matemática. Os custos do projeto são da Escola São José.