Webmail

Ensino Médio visita aterro sanitário

02 de Junho, 16:59

O 1º ano do Ensino Médio da Escola São José, visitou na última semana (26/05) o Sanorte, o aterro sanitário de Sorriso, localizado no Distrito de Primavera. A atividade extraclasse é da disciplina de Biologia, ministrada pela professora Josiani Marochio. A atividade teve o objetivo de mostrar aos estudantes um dos diversos métodos de processamento e tratamento do lixo urbano. De acordo com a professora o aterro sanitário em funcionamento no Distrito, funciona respeitando normas rigorosas, constituindo hoje uma técnica ambientalmente confiável, de baixo risco ao planeta.

O Centro de Educação Básica São José Escola, consciente de que o lixo industrial e doméstico representa uma forma grave de poluição ao meio ambiente, trabalha, desde o segundo semestre de 2013, um projeto relacionado ao ambiente. Neste projeto, os estudantes do 1º ano do Ensino Médio vêm promovendo, a ‘Patrulha do Lixo’, uma equipe que cuida dos corredores da escola, das salas de aula, da coleta seletiva dos restos do recreio, acompanha e orienta toda a escola sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

LEGISLAÇÃO

A lei federal 12.305/2010 estabelece que todos os municípios brasileiros têm o prazo de até 2 de agosto de 2014 para acabarem com os lixões a céu aberto. Em Mato Grosso a maioria das cidades ainda não se adequou e buscou cumprir a determinação dessa lei, por isso, poderão perder recursos do governo federal.

De acordo com informações da Sanorte os municípios da região norte de MT, são os únicos que estão mais próximos dessa solução. No dia 29 de janeiro de 2014 foi aprovado por unanimidade no Consema – Conselho Estadual de Meio Ambiente, o Licenciamento Prévio da Empresa SANORTE. Com o licenciamento, ela passa a operar com 289 toneladas por dia, podendo receber resíduos de outros municípios.