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Centro de Educação Básica São José adota uma nova ferramenta de ensino

18 de Janeiro, 10:03

O Centro de Educação Básica São José (CEBSJ) está em plena reforma. Além dos investimentos na reforma do prédio, uma das inovações no pedagógico para o ano letivo de 2019 é a implantação do Laboratório de Inteligências Múltiplas (LIM), idealizado pelo Professor Celso Antunes, um dos mais conceituados educadores do Brasil.

O LIM está sendo implantado a partir da Educação Infantil I, fase II, e abrangerá até o 9º ano do Ensino Fundamental. No decorrer desta semana os professores e equipes de apoio receberam treinamento para o desenvolvimento do projeto LIM. A formação fora ministrada pela Diretora de Expansão e Relacionamentos, Luciana Fogaça, e pela Psicopedagoga Elaine Romanha.

O LIM é uma ferramenta que estimula crianças e adolescentes à autoconsciência, para que se tornem emocionalmente mais inteligentes, desenvolvendo comunicação assertiva e gerenciando suas emoções na resolução de conflitos internos e externos. “As práticas consistem em consciência, atitude, respiração, observação e escuta consciente. É um processo que pode ser praticado a qualquer momento, desde que seja com a intenção de cultivar o espaço de equilíbrio positivo entre mente e corpo”, explicou Luciana.

O LIM não é uma ferramenta para ser aplicada somente em sala de aula, pois, também, abrangerá a família do aluno. “Isso porque o LIM é uma ferramenta desenvolvida para potencializar a prática. É um programa aberto e permite ao professor trabalhar projetos em nível escolar e familiar”, disse Elaine.

O projeto utiliza-se das técnicas avançadas da neurociência (ou ciência da mente) para a plena compreensão sobre como se aprende e porque acontece uma transformação.

Essa tendência moderna da educação tornou a escola um centro difusor de práticas que viabilizem o “aprender a aprender” e “aprender a fazer” com o objetivo da descoberta do “eu” e a consciência de transformar o aprendiz em uma pessoa integral.

Segundo a Diretora Pedagógica do CEBSJ, Lilian Caldeira Martins de Medeiros, a escola busca inovações que auxiliem no processo de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades. “O LIM é uma conquista para nossa escola, e vem de encontro com o que a comunidade sorrisense merece”, resumiu.