Webmail

Aula de português incentiva carinho e cuidado ao próximo

19 de Junho, 10:23

De forma criativa e humana as aulas de Português dos alunos do 3º ano B do Ensino Fundamental I do Centro de Educação Básica São José, trouxeram aprendizado no que refere ao carinho, atenção e solidariedade com o próximo. Parece simples, mas atitudes como esta são raras nos dias atuais, levando em conta a influência da tecnologia e a prioridade por conquistas materiais, ficando em segundo plano o contato humano.

A atividade foi proposta pelo material da escola, apostila de português, em um tópico que trazia informações sobre o trabalho dos Médicos Mirins da Alegria. A partir dela, a professora Sandra Motta, propôs aos alunos que escrevessem cartas de incentivo e apoio a algum familiar ou conhecido hospitalizado. “A finalidade dos alunos ao escreverem as cartas, é a de levarem alegria e carinho e persistência no tratamento, para a melhora do nosso personagem real escolhido, e ao mesmo tempo, trabalhar de forma prática o tema da aula de produção textual com a redação das cartas”, explica a professora.

O paciente escolhido para entrega das cartinhas da turma foi o senhor Elair Casali, internado no HRS, primo da professora Sandra. “Fiquei surpresa com a ideia de um dos nossos alunos, mas também muito feliz iniciativa”, relata.

A partir da escolha do personagem, a professora passou orientações para a produção das cartinhas e a partir de então os alunos produziram desenhos e textos, que se desdobraram numa grande carta com vários metros. As mensagens eram as mais carinhosas: “Espero que melhore logo”, “Estamos torcendo por você”, “Muita saúde”, “Deus está com você”, entre outras frases e desenhos cheios de amor e fé que foram entregues ao senhor Elair, por meio da professora Sandra que segundo ela, seu primo ficou impressionado com o carinho dos alunos demonstrado nas cartas.

GÊNEROS TEXTUAIS

Para intensificar o conhecimento a respeito dos gêneros textuais, a professora Sandra também trabalhou com alunos do 3º B, sobre a importância dos selos e carimbos nas cartas.

Em sala de aula escreveram cartas de um colega de turma para outro, por meio de sorteio, e na prática colaram, selaram e foram encaminhas ao Correio pela professora para serem carimbadas e encaminhadas ao seu destinatário, o endereço da escola.

Os gêneros textuais não podem ser numerados, visto que variam muito e adaptam-se às necessidades dos falantes. Mesmo que não possamos contá-los, é possível observar que eles possuem peculiaridades que nos permitem identificá-los e reconhecê-los entre tantos outros gêneros. Entre as características dos gêneros textuais estão a apresentação de tipos estáveis de enunciados, além de estruturas e conteúdos temáticos que facilitam sua definição.

Alguns exemplos de gêneros textuais: artigo, crônica, conto, reportagem, resumo, resenha, biografia, diário, fábula, ofício, poema, carta, notícia, e-mail, relatório, poema e piada.